Quando falamos sobre moda, falamos muito além da aparência – falamos sobre política, sobre identificação e personalidade. A moda muda o tempo todo, porque está diretamente ligada às pessoas. E as pessoas são influenciadas, constantemente, pelas coisas que gostam.
Não podia ser diferente com a cultura. Artistas e celebridades sempre estão lançando tendência e inspirando o público consumidor, especialmente os que fazem parte de produções audiovisuais, os filmes.
Filmes costumam exercer muita influência, principalmente quando estreiam com atores famosos. Alguns deles foram tão significativos que modificaram toda a indústria da moda. Confira 10 dos filmes que mais atuaram na moda masculina ao longo dos anos.
Casablanca
O famoso filme de Humphrey Bogart, de 1942, é um dos maiores marcos do cinema. O ator revolucionou o estilo da época ao apresentar seus chapéus e sobretudos. Bogart também usava muitas gravatas-borboleta, e seu estilo foi copiado em massa nos anos que seguiram a obra. Veja mais sobre este filme.
O selvagem
Marlon Brandon aparece nesse filme de 1954 e se torna um ícone de Hollywood. Trata-se de uma obra sobre gangues rivais de motocicleta, o que introduz a jaqueta de couro ao mundo da moda, e a populariza até os dias atuais. O visual motoqueiro foi febre após o lançamento do filme, e se tornou um estilo adotado por diversos grupos masculinos como forma de identificação. Que ler um pouco mais sobre esta obra, clique aqui.
Juventude Transviada
Lançado em 1955, esse filme consagrou James Dean como modelo e ícone da moda. Na obra, ele interpreta um garoto rico e revoltado, e seu visual mais famoso inclui uma jaqueta vermelha e camiseta branca, visual que se popularizou em seguida e é usado até os dias atuais. James Dean marcou ao introduzir cores à peça que, antes, era usada apenas em tons neutros e discretos, sem falar do estilo como um todo – o badboy de topete e calças jeans. Leia mais sobre este filme.
Embalos de sábado a noite
Esse clássico de 1977 traz John Travolta em uma atuação brilhante como rei das discotecas no auge da sua popularidade. Os anos 70 como um todo atuaram como fortes influenciadores da moda, com todo um estilo próprio, cheio de calças boca de sino, ternos coloridos e conjuntos de corte reto. Embora a maior parte das peças dessa época não tenham voltado à moda, os visuais se tornaram absurdamente populares. Veja mais informações sobre esse filme.
Gigolô americano
Em 1980, Richard Gere ganhou as telas e as passarelas com seus modelos caros de ternos de marca. Mesmo os figurinos mais casuais aparentavam ser sofisticados, e o corte largo nos ombros se tornou popular nos próximos anos. O ator inovou, principalmente, por mostrar como jovens também podiam se vestir com elegância e combinar looks vaidosos. Leia mais.
Top Gun
Tom Cruise estreiou esse filme em 1986, e sua maior contribuição foi, sem dúvidas, os óculos de aviador, modelo que se tornou tão popular que, até nos dias atuais, ainda é um dos mais procurados e utilizados pelos homens. Os figurinos também eram compostos por jaquetas estilo militar, outra peça que revoluciou a moda da época. Veja mais sobre esse filme histórico. Você sabia que o filme terá uma sequência em 2020? Veja o trailer abaixo:
Drive
Já em 2011, Drive mostra Ryan Gosling em um estilo semelhante ao do filme “O Selvagem”, mas com uma peça simbólica que se tornou ícone da década de 2010 – sua famosa jaqueta dourada. O ator utilizou, na maior parte da obra, peças simples e neutras, com destaque para as calças jeans de lavagem preta, e mais apertadas que o usual. Esse estilo básico, que utiliza apenas uma peça de destaque, como a jaqueta, ainda é bastante utilizado. Leia mais na Wikipédia.
O Grande Gatsby
Leonardo DiCaprio, já famoso por sua performance em Titanic, volta neste filme em 2013 usando figurinos bastante ousados, majoritariamente ternos e smoking. Seu personagem milionário e que ostenta luxo sempre aparece com adornos sofisticados, e, embora sejam roupas que não são casuais e utilizadas em poucas ocasiões, o corte e o modelo voltaram a aparecer nas confecções, e se popularizou após o lançamento da obra. Esta obra foi inspirada em livro homônimo. Veja sua página na wikipédia.
Kingsman, serviço secreto
Em 2015, temos esse filme que estreia Harry Hart e Terry Egerton em uma mistura ousada de James Bond e Kick Ass. Kingsman se tornou um marco para a moda masculina por apresentar agentes secretos que se vestiam impecavelmente bem, com ternos e blasers de alta costura e trazendo a volta da alfaiataria. Lenços de bolso e armações de óculos quadradas foram os acessórios que se destacaram, principalmente, trazendo de volta a sofisticação mesmo para os visuais mais despojados. Leia mais sobre essa franquia. Filme teve sequência em 2017 e aguardamos o próximo já em 2020. Veja abaixo o trailer:
Me chame pelo seu nome
Por fim, em 2017, Timothée Chalamet e Armie Hammer estreiaram um filme polêmico e de sucesso, que traz visuais modernos e que estão em tendência nos dias atuais, especialmente as camisas de botão estampadas, as peças mais famosas atualmente. Os personagens jovens mostram formas alternativas para se vestir, como bermudas curtas, roupas em tons pastéis, suéter, camisas sociais e mocassins – todos esses itens moldam a moda masculina atualmente, mostrando como o cinema é agente fundamental na moda. Leia mais aqui.
Em qualquer década, filmes criam tendências e inspiram gerações a se vestirem de outras formas, moda também é um ato político! Se expresse cada vez mais.
Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.