Dicas para lavar suas roupas

Nós sabemos o quanto pode ser frustrante perder uma roupa que gostamos muito para uma lavagem mal-feita. Alguns tecidos são delicados, outros mais resistentes, e, muitas vezes, não prestamos a devida atenção ao método de lavagem que estamos utilizando.

Quem não lembra daquele cheiro nostálgico de amaciante em todas as peças, não é mesmo? Nós podemos te dar algumas dicas para lavar suas roupas do jeito certo, e nunca mais estragar nenhuma das suas peças preferidas, ou deixar rosa aquela camiseta branca.

As roupas possuem diferentes tecidos e diferentes costuras em sua composição. Alguns fios são entrelaçados juntos, outros são atrelados com elastano, por exemplo. Algumas peças são mais resistentes, enquanto outras mais delicadas e precisam de um cuidado maior. É sempre importante se atentar aos avisos que vêm na etiqueta das suas roupas, geralmente falando sobre o que se pode, ou não, utilizar na lavagem.

Confira abaixo como lavar algumas peças e tecidos específicos.

Algodão

O algodão é fibra natural e de fácil manutenção. Tecidos feitos com esta fibra são resistentes, mas, por outro lado, ficam pesado quando molhado e pode encolher se secar muito rapidamente.

Peças coloridas demandam uma atenção especial e é sempre bom se certificar de lavar estas peças coloridas separadas das outras, ao menos nas primeiras lavagens, quando a coloração ainda é muito forte e pode soltar mais facilmente.

Algodão pode ser lavado com água e sabão em pó normalmente. Procure dissolver o sabão em pó antes de mergulhar a roupa na água, para que penetre melhor e tire mais a sujeira. Cuidado para que não reste muito sabão na roupa na hora de enxaguar, pois o tecido fica duro.

Quando aparecer aquelas “bolinhas” nas roupas de algodão, trata-se das fibras se desprendendo e dando aspecto de desbotado. Deixe a roupa de molho por algum tempo antes da lavagem, e procure secar ao sol.

Abaixo, veja alguns dos principais tipos de tecidos construídos com esta fibra resistente:

Jeans

Tecido também fabricado com algodão, muito versátil e resistente. Hoje em dia o jeans não se limita somente à calças. Existem diversas peças desse tecido, que, mesmo sendo resistente, não é um dos mais fáceis de lavar. Mesmo assim, existem algumas dicas que vão facilitar sua lavagem e aumentar a vida útil das suas roupas.

Primeiro, opte por usar água morna, em vez de fria. Dissolva sabão em pó no tanque, ou na bacia, se for deixar de molho, e coloque o jeans do avesso. É importante lavar essas peças, especialmente calças e camisas, do avesso, para manter a cor e a textura sem desbotar.

Deixe a peça de molho pelo tempo que preferir, para tirar manchas específicas ou somente a sujeira que se acumulou, e enxágue. Se quiser bater na máquina de lavar roupa, tome cuidado para não dobrar ou amassar muito a peça. Lembre-se de não estender diretamente ao sol. O jeans é um tecido bastante pesado, então é importante esquecer de deixar secar bem.

Malha

Malhas são flexíveis e confortáveis, sendo muito utilizadas em camisetas, principalmente. No entanto, por terem mais elasticidade, elas acabam enrolando em outras peças na lavagem, esticando e deformando.

Algumas dicas para lavar malha é utilizar água fria, com sabão em pó neutro ou sabão de côco. Separe peças que sejam da mesma malha, e, muito importante, separe as cores das roupas. Tome cuidado para que elas não amassem muito nem embole umas nas outras durantes a lavagem em máquinas. Verifique se camisas de botão estão com todos fechados.

Procure deixar secar mais a sombra e do avesso.

Roupas sociais

Outra peça específica que gera muitas dúvidas são as roupas sociais, especificamente camisas de botão. Embora a tendência sejam camisas com estampas e coloridas, as camisas sociais de botão tradicionais também estão presentes na maior parte dos armários dos homens, principalmente como roupas para trabalho.

Para camisas sociais, de botão, lave a gole e o colarinho na mão, por serem os lugares que mais acumulam sujeira e mais propensos à amarelar. Em seguida, verifique se os botões estão todos fechados e separe por cor. Use água fria e dissolva todo o sabão em pó antes de mergulhar as peças. Se for usar máquina de lavar, selecione a lavagem de peças delicadas, sem centrifugação. Retire a peça ainda molhada e pendure em cabides para secar na sombra.

Você sempre pode contar com tutoriais para lavar peças de roupa específicas, e lembre-se de ver sempre a etiqueta da sua roupa, que consta as restrições – como uso de alvejante e cloro —  e dicas para aumentar sua vida útil.

Bermuda com camisa social: sim, é possível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Sacola

Categorias

non Phasellus ante. tempus ultricies Curabitur dapibus nunc dictum in id,