Estampas Tie Dye para camisetas masculinas: 3 efeitos

Como vocês já devem ter percebido, a moda é cíclica – ela está sempre indo e vindo. As tendências atuais já podem ter sido usados há muitos anos, e acabaram caindo no gosto dos consumidores novamente. Seja como for, a moda está sempre se reinventando com elementos antigos e modernos.

Uma dessas tendências é a que vamos falar hoje: a tie dye. Em inglês, essa expressão significa, literalmente, amarrar e tingir. Trata-se de um estilo diferenciado, porque ele pode ser feito e personalizado em casa. Esse é um dos seus maiores diferenciais, e, embora existam empresas que produzam camisetas assim, esse estilo é mais aplicado estilo do it yourself (DIY, ou faça você mesmo).

O tie dye já era usado antigamente pelos japoneses, e se popularizou no ocidente depois do movimento hippie, onde suas estampas foram bastante disseminadas e, até hoje, são associadas à época.

Basicamente, o tie dye é uma técnica de tingimento de camisetas feito em casa. Usa-se camisetas brancas, mas nada impede que sejam de outras cores – o branco apenas é mais fácil de trabalhar com as demais cores. Geralmente, são camisetas de tecido maleável e flexível, que podem ser dobrados e amassados.

As camisetas são dobradas e amarradas com elásticos para adquirirem as cores e os formatos desejados por quem está personalizando. Nenhuma estampa é igual a outra, e é possível brincar com formas abstratas ou até mesmo desenhos, para quem tem prática. Depois de amarradas, as camisetas são mergulhadas em corantes ou tintas para tecido, e as amarras, que mantém o branco, destacam-se em figuras coloridos pela tinta.

Essa técnica é perfeita para quem gosta de dar um toque de personalização nas próprias roupas, além de ser um estilo famoso, e, ao mesmo tempo, único – por nunca serem iguais.

Conheça, abaixo, três formas de tie dye para camisetas masculinas – que também podem, e devem, passar por essa técnica de estampas!

O que você vai precisar

Antes de mais nada, é preciso separar quais os itens necessários para realizar o tie dye em suas camisetas.

  • Camiseta branca – ou de outra cor que seja de seu gosto, mas o branco é mais fácil de trabalhar, principalmente para iniciantes. Pegue uma camiseta de tecido maleável, que pode ser torcida;
  • Corantes ou tinta de tecido – vai do gosto de cada pessoa, ambos colorem muito bem o tecido;
  • Fixador de corante – tintas de tecido não precisam de fixador, mas, caso prefira corantes, por serem mais baratos e fáceis de comprar, lembre-se de pegar um fixador;
  • Elásticos – são essenciais para amarrar as camisetas e fazer os desenhos;
  • Panelas – você vai precisar ferver a água com as cores para tingir a camiseta, então pegue o número de panelas correspondente ao número de cores que você pretende usar;

 

Lembre-se de lavar bem a camiseta antes de tingi-la.

 

1. Estampa de listras

É a técnica tie dye mais comum para camisetas masculinas, por ser a mais fácil de fazer. Basta pegar a camiseta e enrolar, como se estivesse torcendo, e, em seguida, amarrar o elástico nos pontos estratégicos que preferir – dois, três, quatro, nas extremidades, no centro, como quiser.

Mergulhe a camiseta amarrada na água fervendo com tinta ou corante, na panela, e mexa bem, por aproximadamente dez minutos. Repita o processo com todas as cores que quiser utilizar na camiseta.

Retire a camiseta e passe o fixador, em caso de corante. Retire os elásticos e deixe secar na sombra, bem esticada. Por fim, passe com o ferro quente para ajudar a manter as cores.

 

2. Estampa em espiral

Outra estampa bastante famosa é a estampa em espiral. Ela é feita torcendo o centro da camiseta para cima, como uma espiral mesmo, e amarrando a pequena saliência, deixando o resto sem amarras.

Quando for tingida, a camiseta irá colorir no tecido que não foi preso, enquanto o centro amarrado dará um aspecto de espiral de branco com respingos coloridos da tintura. É possível fazer essa estampa com diversas cores, com as espirais dos tamanhos que quiser.

 

3. Estampa amarrotada

Finalizando o ranking de estampas mais fáceis de fazer em casa, o estilo amarrotado consiste, literalmente, em amassar a roupa e tingir!

Amarrote a camiseta da forma que preferir, com amassados grandes ou pequenos, e amarre o amontoado que formar – algo parecido com uma “bola” de tecido. Mergulhe da água colorida fervente e aguarde o tempo indicado, repetindo quantas vezes quiser.

Ao soltar e secar, a camiseta terá realmente um aspecto de amarrotado, brincando com as roupas e os formatos inusitados que se formarão. O processo de fixação e finalização é igual aos das demais estampas.

 

O tie dye pode ser feito por qualquer pessoa, sem restrições. Pode ser nas suas cores preferidas, com os desenhos que quiser, e nunca haverá duas camisetas parecidas, mesmo usando técnicas iguais.

As camisetas, além de despojadas e casuais, fazem diversas combinações para o dia-a-dia, e renovam o armário usando apenas uma peça de roupa branca.

Cansado das roupas velhas? Aprenda 4 técnicas de customização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Sacola

Categorias

mattis elit. libero libero. lectus quis, pulvinar tristique massa accumsan justo consequat.