5 exercícios para se manter saudável em casa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Praticar exercícios físicos não é benéfico somente para sua aparência, mas, sobretudo, é importante para sua saúde. Adotar uma rotina de atividades físicas, sejam elas quais forem, traz vantagens a curto, médio e longo prazo.

Muitos homens gostam de praticar musculação, na academia, ou outros exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida ou andar de bicicleta. No entanto, também é possível praticar exercícios em casa, para manter a saúde, tanto física, quanto mental.

Por isso, em uma situação em que não seja possível sair para praticar exercícios, aqui vão 5 atividades que podem ser feitas no conforto de casa.

1 – Subir e descer escadas

Um dos exercícios mais famosos e fáceis de se fazer em casa é subir e descer escadas. Podem ser as escadas do seu prédio, condomínio, ou mesmo em casa, nem que sejam dois ou três degraus. O que vale é a repetição de movimentos, e o esforço corporal. 

Esse tipo de exercício trabalha não somente com as pernas, mas também representam uma ótima forma de tonificação dos músculos do abdômen e dos glúteos. Além disso, proporciona o aumento da resistência física, fortalece as panturrilhas e traz grande queima de calorias.

Praticar a subida e descida de escadas também ajuda a se manter saudável, mesmo com alguns minutos de exercícios por dia, sem precisar se locomover grandes distâncias.

 

2 – Cooper parado

Por outro lado, para aqueles que não moram em prédios ou condomínios, não tenham acesso a escadas ou simplesmente não querer sair, existe uma alternativa tão boa quanto a anterior.

O chamado cooper parado simula uma corrida, ou subida e descida de escadas, só que parado, como o próprio nome representa. Dessa forma, o exercício é realizado sem sair do lugar, mas com os mesmos movimentos. O cooper parado pode ser adaptado para todos os tipos de resistência, então não importa se você está começando agora ou é experiente, esse exercício pode ser feito por você.

Basicamente, o movimento de erguer os joelhos, realmente simulando uma corrida no mesmo lugar, também trabalha com pernas, glúteos e abdômen, além de fazer com que o corpo se movimente, e, dessa forma, proporcionando um organismo mais saudável ao longo do tempo, com pouco esforço e nenhum gasto.

 

3 – Pular corda

Um dos exercícios mais populares, certamente, é pular corda. Crianças brincam de pular corda, mas a verdade é que adultos também podem se beneficiar com esse exercício, inclusive é uma atividade aeróbica perfeita.

Os saltos coordenados são excelentes para queima de gorduras, além de trabalhar diversos músculos de todo o corpo, não somente das pernas, mas também dos braços, que manuseiam o equipamento, além do gasto de energia. Por ser uma atividade física bastante prática e com alta movimentação, é importante utilizar bons tênis e intercalar com alguns minutos de descanso, para não ser prejudicial e ter o efeito oposto do desejado.

Dá para fazer em casa, e uma corda pode ser adquirida em qualquer loja de brinquedos, ou, se você procura algo mais profissional, academias também fornecem cordas apropriadas para treino adulto.

 

4 – Repetição de movimentos

Basicamente, a repetição de movimentos engloba uma série de exercícios físicos práticos de serem realizados em casa, com nenhum gasto e diversos benefícios para a saúde. 

Como o nome indica, qualquer repetição de movimentos, desde que realizada da forma correta, pode melhorar o estado físico de quem pratica, e existem diversas atividades para as mais variadas partes do corpo. Por exemplo, agachamentos, abdominais, escalada, polichinelos, corridas com os joelhos levantados. Qualquer exemplo de atividade com repetição de movimentos é um exercício válido. Além disso, é possível adaptar para os limites de cada um, sendo leves, moderados e até intensos.

A queima de calorias e tonificação dos músculos são algumas das vantagens, mas, sobretudo, poucos minutos por dia dedicados a repetição de movimentos já são suficientes para auxiliar em um melhor estado físico de saúde.

 

5 – Dançar

Quer um exercício físico divertido e envolvente? Certamente você está procurando a dança!

Antes de mais nada, é preciso desconstruir a ideia de que dançar é apenas para mulheres. Homens também podem se beneficiar, e muito, com essa atividade, que não traz apenas diversão e lazer, mas movimento diversos músculos e aumenta a resistência.

Dançar é casa pode ser realizado de maneiras variadas. Por exemplo, existem jogos de videogame que proporcionam esse exercício, ou mesmo colocar um vídeo do Youtube. Pode ser uma música normal, passos de dança ou ritmos específicos, mas também modalidades como zumba, voltadas para a perda de peso.

Seja como for, esta é uma excelente maneira de praticar atividades físicas, em casa, e ainda aproveitar a companhia de outras pessoas.

 

Saúde fora e dentro de casa

Muitas situações podem impedir a prática de exercícios físicos fora de casa, e alterar a rotina de quem tem o costume de correr ou fazer musculação na academia. No entanto, é sempre possível adaptar os mais variados exercícios para dentro de casa, mantendo a saúde física, mental e ainda aproveitando os benefícios para a aparência.

Lembre-se sempre de praticar exercícios no seu ritmo, até seu limite, com roupas apropriadas e confortáveis. Cuidar da saúde é essencial para se viver uma vida plena e feliz.

A Escolta é muito mais que roupas; é também um estilo de vida, que preza, acima de tudo, pela saúde, conforto e bem-estar!

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Esqueceu da sua senha? Digite seu email cadastrado e você receberá um email com instruções para criar uma nova senha.

Itens selecionados (0)

Cadastre-se e receba em primeira mão nossos novos conteúdos.

Você também receberá um cupom de 15% de desconto válido para sua primeira compra.