5 truques para limpar as roupas que todos deveriam saber

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Quando se trata de roupas, imprevistos podem acontecer. Seja um rasgo, um acidente ou, principalmente uma mancha, às vezes situações podem nos deixar em maus lençóis e não sabemos como resolver. Foi pensando nisso que separamos algumas dicas imprescindíveis para todos os homens, relacionadas às suas roupas e certos truques para se ter na manga e estar preparado para qualquer mancha que acontecer, e não se desesperar caso não consiga tirá-las.

 

O que você precisa saber antes de tirar manchas

Antes de começar, vale a pena conhecer alguns tipos de tecidos e como eles se comportam em relação às manchas variadas:

  • Algodão – é resistente e aceita diversas técnicas sem que seja danificado;
  • Sintético – costumam ser duradouros e vão bem com várias técnicas caseiras, mas tenha cuidado com água sanitária! Confira se a roupa veio com alguma outra instrução para o tecido;
  • Lã – vários produtos podem danificar esse tecido, então o ideal é procurar um tira manchas específico para roupas delicadas;
  • Seda – extremamente delicada, a seda é um dos tecidos que necessita de um produto bastante específico e, o mais indicado, de uma lavanderia especializada.
  •  

Os truques abaixo foram criados por especialistas e são caseiros e gerais, não voltados para um tecido específico, então se atente ao tipo de roupa que está lidando!

 

1. Manchas de café

Derrubar café na roupa é um dos acidentes mais comuns de acontecer! Não se desespere com isso, basta se lembrar desses truques.

Se você acabou de derrubar café, retire a peça o mais rápido possível e mergulhe em água quente, quase fervendo. Isso impede que a mancha penetre mais profundamente no tecido e saia rapidamente. Caso não seja possível ter acesso à água quente, use um cubo de gelo somente na mancha, esfregando suavemente até que ela saia.

Agora, se a mancha já está seca, molhe com água morna somente, e acrescente uma colher de bicarbonato de sódio. Deixe agir até absorver todo o café e depois lave normalmente.

 

2. Manchas de vinho

Outra situação comum é derrubar vinho nas roupas, principalmente vinho tinto, que, com sua coloração avermelhada, pode fazer um estrago nas roupas. A primeira medida é não usar água quente, pois só piora a situação.

Em vez disso, aplique um papel-toalha no local da mancha, caso ela for recente, e deixe que absorva tudo e, em seguida, lave com água e sabão. Sal também ajuda a absorver a mancha, se preferir, coloque uma pequena porção por cima.

Vinho branco também é capaz de neutralizar a mancha de vinho tinto, mas não a retira completamente – caso não tenha como retirar a roupa e lavá-la imediatamente, o vinho branco ameniza a cor da mancha.

 

3. Manchas de caneta

Manchas de caneta são inimigas de muitos homens, por serem chatas de tirar e não saírem com lavagens comuns. O truque é retirar a mancha assim que a perceber, o quanto antes, pois, uma vez que ela seca definitivamente, não sai mais.

É possível aplicar um algodão com álcool na mancha até que saia totalmente, ou leite – coloque um papel-toalha por baixo da mancha, aplique leite por cima e cubra com outro papel-toalha, como um sanduíche.

 

4. Mancha de óleo ou gordura

São duas das manchas mais temidas, pela coloração e aspecto, mas acalme-se! Também é possível retirá-las. Caso seja gordura ou óleo quentes, eles podem ter queimado a fibra do tecido, de modo que não é possível limpar completamente, mas, se não for o caso, você pode utilizar talco, aplicando na mancha e deixando agir durante a noite, lavando normalmente de manhã.

Água quente com detergente também é eficaz, basta misturar e aplicar sobre a mancha, esfregando delicadamente no local.

 

5. Manchas de molho

O terror dos homens distraídos são as manchas de molho, que podem cair enquanto se alimenta ou prepara alguma refeição. Apesar de assustarem, não são difíceis de tirar! O ingrediente principal é o detergente, que reage muito bem com manchas como ketchup, mostarda, maionese ou molho de tomate.

Use detergente com água morna sob a mancha, esfregando com cerdas macias, como uma escova de dentes velha. Detergente com vinagre branco também funciona, faça a mistura e aplique localmente, da mesma forma.

 

Esses pequenos truques podem ser bem úteis no momento em que um acidente acontece, para que você não perca uma roupa que gosta por conta de manchas que não conseguiu tirar – além de serem ótimos truques para ajudar outras pessoas com o mesmo problema! Quer saber mais sobre as tendências de moda masculina para 2020, veja esse nosso artigo.

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Esqueceu da sua senha? Digite seu email cadastrado e você receberá um email com instruções para criar uma nova senha.

SACOLA (0)

amet, sit venenatis leo. libero id, risus. pulvinar Praesent commodo at