Muitos podem estar se perguntando como higienizar as roupas, principalmente em tempos de pandemia, como a que vivemos atualmente. O novo coronavírus é altamente contagioso, e, mesmo com os decretos de isolamento social, nós sabemos que, as vezes, é preciso sair de casa. Seja para ir trabalhar, no mercado ou resolver alguma pendência, é preciso lavar corretamente suas roupas, para que todos os vírus e bactérias sejam eliminados corretamente.
Além disso, mesmo após a pandemia, é importante saber como higienizar as roupas no dia a dia, para garantir máxima proteção e segurança. Nós, da Escolta, trazemos um artigo completo para você saber como lavar as roupas em tempos de pandemia, da maneira correta. Continue com a gente!
Utilize luvas e sacos plásticos
Uma das indicações da Organização Mundial da Saúde é utilizar luvas sempre que possível.
Para manusear as roupas que foram utilizadas para sair, indica-se que sejam usadas luvas descartáveis, para que não haja contato direto com as roupas.
E, caso não for possível, é imprescindível higienizar também as mãos a cada manuseio, com água e sabonete, ou álcool em gel, até que possa lavá-las.
Nós sabemos que, nem sempre, é possível lavar as roupas no momento em que chega em casa. Por isso, a indicação é utilizar sacos plásticos.
Separe as roupas em um local apropriado, de preferência fora de casa, e guarde em um saco plástico limpo, deixando-as longe das demais peças.
Assim, quando for lavar as roupas, basta pegar o saco plástico, garantindo que não haja contaminação.
Não misture as peças
Nós já mencionamos isso, mas é importante destacar: não misture as peças.
Essa é uma dica antiga. Certamente, sua mãe já disse para não lavar roupa colorida com roupa branca. Para higienizar corretamente suas peças, essa instrução é ainda mais fundamental.
Se houver uma possível contaminação, misturar as roupas na hora da lavagem aumentará o risco de transmitir o vírus.
Por isso, separe sempre as roupas que usou fora de casa em uma lavagem diferente das demais roupas sujas.
Seja na máquina de lavar ou à mão, tenha o cuidado de evitar que as peças se misturem.
E, claro, também tome cuidado com peças coloridas e eventuais peças brancas, para que não ocorra nenhum acidente!
Água e sabão
Finalmente, é hora de lavar as roupas.
Ao contrário do que se pode encontrar na internet, água e sabão é uma mistura mais que suficiente para higienizar corretamente suas peças.
Isso porque a estrutura molecular do vírus é quebrada por conta dos componentes existem no sabão ou sabonete.
Se a etiqueta da peça indicar, o uso de alvejantes também é liberado, mas, se não quiser arriscar, permaneça no tradicional.
Para lavagem em máquinas, utilize um pouco mais de sabão do que o costume. Algumas pessoas usam água morna, mas não é uma exigência.
Por fim, se for lavar as peças na mão, utilize água abundante e muito sabão, seja em pó ou em barra. Garanta que a peça ensaboe bem, e enxágue mais de uma vez, se preciso.
Secagem ao sol
Na hora de secar suas roupas, garanta que elas estejam ao sol, e deixe expostas por, pelo menos, duas horas. Mesmo que utilize a secadora, é recomendado que as roupas peguem ar fresco, e também fiquem ao sol, pelo menos por algumas horas.
Caso seja preciso, se atente às instruções da etiqueta, pois algumas peças são mais sensíveis a esse tipo de exposição. No entanto, de modo geral, uma lavagem simples, e secagem ao ar livre, já são suficientes para garantir que as roupas estejam higienizadas de maneira correta e segura.
Ainda, alguns especialistas falam sobre passar as roupas, especialmente peças de algodão. Como não há restrições, a alta temperatura não irá prejudicar a peça, e pode garantir uma máxima eficiência na lavagem dessas peças.
Todo cuidado é pouco
Muitos vírus e bactérias sobrevivem ao primeiro ciclo de lavagem, caso não seja feita a ação desinfetante correta.
Para garantir, utilize mais sabão do que de costume, para que a peça fique bem ensaboada, e enxágue mais vezes, se necessário.
Utilizar água e sabão é a forma mais simples, e efetiva, de higienizar as roupas que tiveram contato externo, seja qual for o ambiente.
Pode parecer até mesmo exagero, mas, durante a pandemia, todo cuidado é pouco.
Nossas roupas são parte de quem nós somos, uma maneira de nos expressarmos para o mundo. Por isso, é preciso cuidar delas de maneira adequada.
Mesmo após o coronavírus, aderir a uma lavagem eficiente das peças também aumenta sua vida útil, além de assegurar sua saúde e segurança.
Nós, da Escolta, também nos preocupamos com as suas roupas. Oferecemos produtos de qualidade, unidos à campanha Sou de Algodão, que confecciona peças confortáveis e certificadas.
Se for necessário sair de casa, faça isso com segurança, utilizando máscaras e higienizando corretamente as roupas quando voltar. Prevenir é o melhor remédio!
Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.