Como higienizar corretamente suas roupas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Muitos podem estar se perguntando como higienizar as roupas, principalmente em tempos de pandemia, como a que vivemos atualmente. O novo coronavírus é altamente contagioso, e, mesmo com os decretos de isolamento social, nós sabemos que, as vezes, é preciso sair de casa. Seja para ir trabalhar, no mercado ou resolver alguma pendência, é preciso lavar corretamente suas roupas, para que todos os vírus e bactérias sejam eliminados corretamente. 

Além disso, mesmo após a pandemia, é importante saber como higienizar as roupas no dia a dia, para garantir máxima proteção e segurança. Nós, da Escolta, trazemos um artigo completo para você saber como lavar as roupas em tempos de pandemia, da maneira correta. Continue com a gente!

Utilize luvas e sacos plásticos

Uma das indicações da Organização Mundial da Saúde é utilizar luvas sempre que possível.

Para manusear as roupas que foram utilizadas para sair, indica-se que sejam usadas luvas descartáveis, para que não haja contato direto com as roupas.

E, caso não for possível, é imprescindível higienizar também as mãos a cada manuseio, com água e sabonete, ou álcool em gel, até que possa lavá-las.

Nós sabemos que, nem sempre, é possível lavar as roupas no momento em que chega em casa. Por isso, a indicação é utilizar sacos plásticos. 

Separe as roupas em um local apropriado, de preferência fora de casa, e guarde em um saco plástico limpo, deixando-as longe das demais peças.

Assim, quando for lavar as roupas, basta pegar o saco plástico, garantindo que não haja contaminação.

Não misture as peças

Nós já mencionamos isso, mas é importante destacar: não misture as peças. 

Essa é uma dica antiga. Certamente, sua mãe já disse para não lavar roupa colorida com roupa branca. Para higienizar corretamente suas peças, essa instrução é ainda mais fundamental.

Se houver uma possível contaminação, misturar as roupas na hora da lavagem aumentará o risco de transmitir o vírus.

Por isso, separe sempre as roupas que usou fora de casa em uma lavagem diferente das demais roupas sujas.

Seja na máquina de lavar ou à mão, tenha o cuidado de evitar que as peças se misturem.

E, claro, também tome cuidado com peças coloridas e eventuais peças brancas, para que não ocorra nenhum acidente!

 

Água e sabão

Finalmente, é hora de lavar as roupas.

Ao contrário do que se pode encontrar na internet, água e sabão é uma mistura mais que suficiente para higienizar corretamente suas peças.

Isso porque a estrutura molecular do vírus é quebrada por conta dos componentes existem no sabão ou sabonete.

Se a etiqueta da peça indicar, o uso de alvejantes também é liberado, mas, se não quiser arriscar, permaneça no tradicional.

Para lavagem em máquinas, utilize um pouco mais de sabão do que o costume. Algumas pessoas usam água morna, mas não é uma exigência.

Por fim, se for lavar as peças na mão, utilize água abundante e muito sabão, seja em pó ou em barra. Garanta que a peça ensaboe bem, e enxágue mais de uma vez, se preciso.

Secagem ao sol

Na hora de secar suas roupas, garanta que elas estejam ao sol, e deixe expostas por, pelo menos, duas horas. Mesmo que utilize a secadora, é recomendado que as roupas peguem ar fresco, e também fiquem ao sol, pelo menos por algumas horas.

Caso seja preciso, se atente às instruções da etiqueta, pois algumas peças são mais sensíveis a esse tipo de exposição. No entanto, de modo geral, uma lavagem simples, e secagem ao ar livre, já são suficientes para garantir que as roupas estejam higienizadas de maneira correta e segura. 

Ainda, alguns especialistas falam sobre passar as roupas, especialmente peças de algodão. Como não há restrições, a alta temperatura não irá prejudicar a peça, e pode garantir uma máxima eficiência na lavagem dessas peças.

 

Todo cuidado é pouco

Muitos vírus e bactérias sobrevivem ao primeiro ciclo de lavagem, caso não seja feita a ação desinfetante correta. 

Para garantir, utilize mais sabão do que de costume, para que a peça fique bem ensaboada, e enxágue mais vezes, se necessário.

Utilizar água e sabão é a forma mais simples, e efetiva, de higienizar as roupas que tiveram contato externo, seja qual for o ambiente.

Pode parecer até mesmo exagero, mas, durante a pandemia, todo cuidado é pouco. 

Nossas roupas são parte de quem nós somos, uma maneira de nos expressarmos para o mundo. Por isso, é preciso cuidar delas de maneira adequada.

Mesmo após o coronavírus, aderir a uma lavagem eficiente das peças também aumenta sua vida útil, além de assegurar sua saúde e segurança. 

Nós, da Escolta, também nos preocupamos com as suas roupas. Oferecemos produtos de qualidade, unidos à campanha Sou de Algodão, que confecciona peças confortáveis e certificadas.

Se for necessário sair de casa, faça isso com segurança, utilizando máscaras e higienizando corretamente as roupas quando voltar. Prevenir é o melhor remédio!

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Esqueceu da sua senha? Digite seu email cadastrado e você receberá um email com instruções para criar uma nova senha.

Itens selecionados (0)

nec commodo efficitur. fringilla at Praesent venenatis, accumsan Phasellus dolor consequat.

Cadastre-se e receba em primeira mão nossos novos conteúdos.

Você também receberá um cupom de 15% de desconto válido para sua primeira compra.

COMPARTILHAR SACOLA