Conheça mais sobre alguns estilos de tatuagens

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Se antes as tatuagens eram mal vistas aos olhos da sociedade, hoje em dia elas se tornaram símbolos incontestáveis de expressão e identificação. E, conforme o imaginário popular vai se modificando e evoluindo, novos estilos vão surgindo, a partir da criatividade e vontade das pessoas de quererem se manifestar através da arte corporal.

Atualmente, o público masculino que tem interesse em fazer tatuagens possui uma vasta diversidade de desenhos, estilos e técnicas. Nós, da Escolta, trazemos alguns dos estilos mais famosos para você conhecer e se identificar!

Estilo de realismo

O estilo realista é o estilo que mais se diferencia da chamada old school. Enquanto as tatuagens que se popularizaram nos anos 80 e 90 seguiam uma escola mais despojada, desenhos abstratos e traços rudimentares, o estilo realista traz o oposto dessas características.

Desenhos de tatuagens do realismo possuem contornos delicados, traços complexos, muito sombreamento e, geralmente, são feitas em preto e branco. Essas tatuagens são escolhidas, usualmente, quando se quer homenagear alguém a partir de uma fotografia ou semelhante.

Tatuagens do realismo procuram ser extremamente fiéis ao desenho proposto, e requerem muitas sessões de retoque. Existem algumas partes do corpo específicas para se fazer esse tipo de tatuagem, do contrário, o desenho ficará desconfigurado com o tempo, e desbotará mais rápido, se tornando irreconhecível.

Estilo sombreado

As tatuagens de estilo sombreado estão em alta nos dias de hoje, compondo diferentes criações e desenhos, geralmente unindo e até mesmo criando novas técnicas.

O estilo sombreado é marcado pela variedade de tons de uma mesma cor, coberturas sobre o desenho, partes do corpo que são fechadas com uma mesma tatuagem, união de desenhos não relacionados e o uso de pouca ou nenhuma pigmentação branca.

Os desenhos sombreados também costumam ser mais complexos que outras tatuagens, e podem levar algumas sessões a mais para serem retocados da maneira correta.

Estilo Fine Line

As tatuagens fine line, ou linha fina, voltaram com tudo, e se tornaram um dos estilos mais escolhidos.

Os desenhos da escola fine line são bastante característicos por seus traços minimalistas, simples e elegantes. As figuras costumam ser delicadas, com uma expressividade mais artística e pouca, ou nenhuma, coloração.

No estilo linha fina, a prioridade são os contornos, com tatuagens agradáveis ao olhar e muita representatividade. Seus desenhos são sutis, e os contornos não costumam ser grosseiros, quase sempre sem preenchimento.

Trata-se de um estilo muito popular, principalmente por aqueles que ainda sentem receio em tatuar o corpo com figuras mais chamativas.

Estilo Black Work

O estilo Black Work é, certamente, um dos mais antigos e tradicionais, quando se trata de tatuagens. Esse estilo é bem antigo, sendo inspirado nas pinturas corporais de tribos antigas, que marcaram o corpo com tinta preta, o que levou, posteriormente, a inspiração dessa escola de tatuagens.

O Black Work é marcado pela presença predominante da tinta preta. Ele é capaz de trabalhar com todos os tipos de desenho, desde que não sejam coloridos, englobando minimalistas até figuras mais rudimentares.

As tatuagens de Black Work mais famosas são as tribais, que popularizaram o estilo, principalmente entre o público masculino. Seus contornos são grossos, e usualmente abstratos.

Estilo Pontilhismo

Como o nome indica, o estilo de tatuagens com pontilhismo vem da escola da arte de mesmo nome, que usa, literalmente, pontos para elaborar desenhos.

Quando se trata de tatuagens, esse é um dos estilos mais complexos, porém com resultados exuberantes. Geralmente, o pontilhismo é mesclado com outro estilo, como sombreado ou black work, por exibir figuras mais rústicas e monocromáticas.

Estilo Geometria

Um dos estilos que mais agrada ao público em geral, as tatuagens geométricas ganharam popularidade nos últimos, especialmente por conta de seus desenhos elaborados e elegantes.

Suas características incluem quadrados, círculos, triângulos, todos os tipos de formas com linhas. Suas figuras costumam acompanhar um desenho geométrico e simétrico. As tatuagens geométricas mais famosas são de desenhos de animais poderosos e imponentes, como lobos e leões.

Também é possível mesclar o estilo geometria com outros, como fine line, por seus traços elegantes e desenhos mais delicados.

Coloridas

As tatuagens coloridas compõe um dos estilos mais antigos e populares. Costumeiramente, elas podem mesclar com outros estilos, mas seus desenhos são menos abstratos e fechados, de forma que a pintura seja feita da maneira mais prática e fácil possível.

O pigmento das tintas em tatuagens pode ser um receio, pois possuem fama de desbotar rápido, porém, tudo depende do profissional e dos materiais utilizados. As possibilidades para tatuagens coloridas são infinitas, e praticamente todos os desenhos podem ser preenchidos com cor.

Algumas pessoas têm receio de fazer tatuagens coloridas, por chamarem mais atenção, e demandaram mais sessões de preenchimento, além de, eventualmente, precisarem de retoque. Por outro lado, muitos grupos utilizam as tatuagens coloridas como formas de expressão artística corporal, com todos os tipos de desenhos e cores.

Na Escolta, você é livre para expressar seu estilo como quiser, seja através das suas roupas ou tatuagens.

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

Como unir conforto e estilo com moletom

Não há como negar que o moletom é o queridinho de muitos. Confortável, essa peça é a preferida dos dias frios, e, mesmo em temperaturas mais quentes, muitas pessoas não abrem mão do bom e velho capuz. Com o tempo, o moletom deixou de ser utilizado somente em casacos, aderindo também a calças e bermudas.

Do Pop ao Punk: estilos musicais que influenciaram a moda masculina

Jaquetas de couro, moicanos, jeans rasgados. Com certeza, você reconheceu essas peças, e, antes que pudesse perceber, associou elas a um estilo musical. Desde sempre, moda e música andam lado a lado, e não seria diferente no universo masculino. Nos anos 50, Elvis surge como o rei do Rock e do estilo, com seus macacões exuberantes

Homeoffice de pijama? Saiba porque desfazer essa combinação!

O homeoffice é uma categoria de trabalho que já é utilizada há muito tempo, por diversas empresas de todos os tipos de segmento. No entanto, a situação atual que vivemos proporcionou um aumento de empresas, escritórios e empreendimentos que adotaram essa prática. O homeoffice, ou “trabalho em casa”, literalmente, permite que os funcionários realizem suas

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Esqueceu da sua senha? Digite seu email cadastrado e você receberá um email com instruções para criar uma nova senha.

Itens escolhidos (0)

Cadastre-se e receba em primeira mão nossos novos conteúdos.

Você também receberá um cupom de 15% de desconto válido para sua primeira compra.

Adicionado para sua lista de desejados! VIEW WISHLIST