Conheça mais sobre o estilo urbano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A moda é, e sempre foi, muito mais que roupas e estilo – a moda também é identificação, um elemento de personalidade e que passa uma mensagem para o mundo a partir da maneira que você se veste.

Muitos grupos e movimentos usam a moda como forma de protesto ou de reconhecimento, como foi, por exemplo, com os hippies e os punks. A moda se transforma para muito além de tendências, mas uma atitude, uma forma de expressão. E, atualmente, não poderia ser diferente com o estilo urbano.

As cidades são os centros da civilização – onde se concentram as tecnologias, as inovações, a ciência, a cultura, os grupos sociais. E, também, há quem diga que as cidades são como uma selva de pedra, onde lutar pela sobrevivência é essencial.

Seja como for, a moda também reflete o tempo e o espaço em que se desenvolve, criando, assim, um estilo inspirado totalmente na vida urbana. Esse estilo vem ganhando espaço e popularidade, porque muitas pessoas se identificam com ele, o que movimenta a moda e faz com que ela ganhe mais e mais espaço – e não seria diferente com a moda masculina.

Conheça mais sobre o estilo urbano, quais são suas principais peças e como incorporar essa moda.

 

Como surgiu a moda urbana

Não existe, exatamente, um surgimento da moda urbana. O estilo urbano começa a se popularizar, principalmente, nos anos 80 e 90, quando determinados grupos, principalmente jovens, passam a utilizar suas roupas para expressar opiniões e pensamentos. Passam a surgir peças, então, que representem esses grupos – foi o caso dos hippies e as estampas abstratas, os punks, com roupas de couro e sparks e o hip hop, com roupas largas e despojadas.

No entanto, não existia somente um centro urbano, ou um grupo das grandes cidades. Vários jovens passam a mesclar peças, criando seu estilo próprio ou imitando estilos com os quais se identifica mais. Era importante, contudo, prezar pela originalidade e conforto. Além disso, ícones culturais eram muito influentes – bandas, cantores, filmes e seriados eram refletidos pelos gostos dos jovens.

Com o passar do tempo, a moda urbana passou a ser associada com conforto, praticidade e a uma imagem de força, independência – afinal, é preciso sobreviver na rotina da cidade, e as pessoas devem estar preparadas para isso também com suas roupas.

 

Quais as peças que integram o estilo urbano

Estilo urbano, atualmente, é sinônimo de conforto, destaque e personalidade. As peças costumam ser de materiais mais versáteis e elásticos, usadas um ou dois números a mais, para serem mais cômodas.

O uso do preto é bastante predominante no estilo urbano, mas é comum fazer contraste com cores mais claras, justamente para a questão de se destacar. Roupas largas, sem se preocupar com o fashion, mas algo que possa ser usado ao longo do dia e que aguente as dificuldades da correria da cidade.

As peças estampadas e temáticas são alta tendência no estilo urbano, usualmente de tecido mais maleável e com cores escuras. Se aposta muito no básico, com camisetas simples e bermudas discretas, além dos tênis sociais, os mais usados, para compor um visual confortável.

Calças jeans são parte essencial desse estilo, além dos casacos e jaquetas. Moletons também costumam integrar o look dos jovens, em dias mais frios, ou amarrados na cintura, em dias mais quentes. Busca-se a atitude através das roupas, abusando de peças em números maiores e o básico.

É comum ter bastante acessórios, bonés, principalmente, além de colares e pulseiras. As mochilas são inseparáveis e costumam identificar o estilo urbano. Se mantém as cores básicas e neutras: branco, preto e cinza, além de alguns tons de azul do jeans.

O estilo é parte de quem o usa, e passa uma mensagem para as pessoas através das roupas. no estilo urbano, essa mensagem é de independência e modernidade, não dispensando o conforto e a praticidade, de maneira que as peças que são lançadas nesse estilo precisam combinar esses elementos se quiserem ser tendência. No fim, o importante é se sentir confortável com o que usa, e o estilo urbano domina isso.

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Esqueceu da sua senha? Digite seu email cadastrado e você receberá um email com instruções para criar uma nova senha.

Itens selecionados (0)

Cadastre-se e receba em primeira mão nossos novos conteúdos.

Você também receberá um cupom de 15% de desconto válido para sua primeira compra.