Conheça os principais tipos de cerveja

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Para muitos, a cerveja é uma bebida para ser apreciada com os amigos, ou os familiares, em momentos especiais e de descontração. No calor, poucas coisas são melhores que uma cervejinha gelada, e, principalmente no universo masculino, ela é especialmente admirada.

No entanto, você sabia que não existe só um tipo de cerveja? Existem várias!

Há especialistas para o assunto, que passam anos estudando todas variações dessa bebida, fazendo combinações para encontrar novos sabores e aprimorar os atuais. Hoje, traremos alguns dos principais tipos de cerveja, com suas variações e particularidades. Já pensou em provar todas e encontrar seu tipo perfeito?


Escolas, famílias e estilos

Todas as cervejas possuem quatro ingredientes principais: água, cereais – usualmente a cevada, mas também pode ser trigo ou arroz, por exemplo –, lúpulo e leveduras. Essa mistura proporciona o gosto tradicional da bebida que conhecemos, mas algumas têm seu sabor reforçado por determinados processos.


Esses processos ganharam identidade ao longo do ano, e passaram a ser divididos entre escolas, famílias e estilos.


As escolas são centros de referência para os cervejeiros, e, atualmente, são 4 principais: a escola inglesa, escola belga, escola alemã e a escola americana.
Dentro dessas escolas, existem duas famílias de maior destaque: as de alta fermentação e as de baixa fermentação.


E, ramificando ainda mais, há cerca de 150 estilos de cervejas que já foram criadas e comercializadas em todo o mundo. Vamos abordar apenas algumas das mais conhecidas, mas existem diversas outros estilos, para todos os gostos.

Lager

As cervejas Lager são aquelas que possuem baixa fermentação. Durante o processo de fabricação, o fermento tende a se reservar no fundo do tanque onde estão dispostas as bebidas. Entre as cervejas dessa família, estão:

American Lager

A indicação ideal para quem está começando a beber cerveja, porque possuem um sabor suave, são mais leves e refrescantes, com o sabor do malte pouco destacado. Dois exemplos desse estilo são a Skol e a Budweiser.

Pilsen

Pouco amargas e com coloração mais dourada, as cervejas Pilsen são originárias da República Tcheca, e seu sabor combina perfeitamente com pratos mais leves, como castanhas ou queijo para acompanhar. Bons exemplos são a Heineken, a Brahma Extra e a Stella Artois.

Vienna Larger

Originárias da Áustria, essas cervejas equilibram o sabor do malte com o lúpulo, com uma cor mais avermelhada, e são indicados para se comer com hambúrgueres, por exemplo. Suas marcas são menos populares, como a Eisenbahn e a Strauss.

Ale

As cervejas Ale, por outro lado, contém um nível mais alto de fermentação, e costumam ter um sabor mais pronunciado. Alguns de seus estilos são:

Pale Ale

De origem inglesa, trata-se da cerveja com a maior quantidade de lúpulo, o que lhe dá um dos sabores mais amargos entre as bebidas. É perfeita para acompanhar comidas muito condimentadas. Conta com nomes como a Bohemia 838 Pale Ale.

India Pale Ale

A India Pale Ale possui um sabor um pouco mais cítrico, com teor alcoólico mais elevado e harmonizando bem com comidas apimentadas. Você pode experimentar marcas como Brewdog e Eisenbahn Pale Ale.

Weiss

Feitas de trigo, essa cerveja clássica foi criada na Alemanha, de cor clara e espumosa. Seu gosto característico a levou a ser reproduzida artesanalmente. Marcas como a Brahma a Schneider já produziram esse estilo.

Ramificações da cerveja

As várias sub-divisões das cervejas permitiram criar estilos variados, cada um com uma peculiaridade e com gostos para agradar a todos. Cada tipo de cerveja pode harmonizar com situações diferentes, desde um churrasco, um momento para relaxar ou uma ocasião mais sofisticada. Seja como for, são poucos que não apreciam uma boa cerveja.

Caso tenha se interessado por essas pequenas curiosidades sobre a bebida, vale a pena experimentar o maior número de estilos que puder – além de provar sabores diferenciados, também poderá encontrá um estilo que melhor combine com você.

 

Bônus: cerveja artesanal

Claro, não poderia faltar essa modalidade de cerveja que vem ganhando cada vez mais espaço. As chamadas cervejas artesanais nasceram do conceito de “artesão”, que pratica um trabalho mais caseiro, manual.

A fórmula básica da cerveja é fácil de ser aplicada, e, dessa forma, também pode ser modificada ao gosto de cada um, incrementando com novos gostos e ingredientes. Por exemplo, substituir a cevada por outro cereal, aumentar ou diminuir a fermentação, modificar a quantidade de lúpulo. Assim, surgiram as cervejas caseiras, produzidas da maneira que cada um prefere.

Muitas micro-cervejarias, hoje, denominam sua produção como cervejas artesanais, mais pela quantidade produzida que pela receita – no caso, não são produções em larga escala como grandes marcas. Mesmo assim, a bebida ganha um toque personalizado, e seus inúmeros sabores atraem aqueles que procuram se arriscar nas infinitas possibilidades de se fazer – e beber – cerveja.

Na Escolta, não é muito diferente – cada um escolhe seu estilo, mas sempre com produtos de qualidade. Que tal curtir aquele happy hour com os amigos, uma cervejinha gelada e se vestindo com estilo?

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Cores

  • Estampa
  • Listrada

Tamanhos

Faixa de Preço


Min Price:

Max Price:

Categorias

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Esqueceu da sua senha? Digite seu email cadastrado e você receberá um email com instruções para criar uma nova senha.

SACOLA (0)

eget velit, vel, justo libero Lorem