Do Pop ao Punk: estilos musicais que influenciaram a moda masculina

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Jaquetas de couro, moicanos, jeans rasgados. Com certeza, você reconheceu essas peças, e, antes que pudesse perceber, associou elas a um estilo musical.

Desde sempre, moda e música andam lado a lado, e não seria diferente no universo masculino. Nos anos 50, Elvis surge como o rei do Rock e do estilo, com seus macacões exuberantes e as famosas costeletas. Nos anos 60, os Beatles. Nos anos 70, a era do Glam Rock, com estilo volumoso e exótico. No final da década, o Punk estoura. Anos 80, Michael Jackson, Madonna e a vez dos acessórios. Nos anos 90, grunge e suas camisas de flanela.

Não é possível pensar em estilos musicais sem lembrar da moda que os acompanham. Em uma edição especial da Revista Escolta, trazemos alguns dos estilos mais emblemáticos e importantes na história da moda masculina.

Punk

O punk é, muito além de um estilo musical ou estilo de moda, um estilo de vida. 

Nasceu como um movimento totalmente urbano, uma de suas principais características. Surge como uma resposta ao inconformismo e ao “tédio” de seus adeptos.

Na música, o punk, também chamado punk rock, é marcado por músicas relativamente curtas, com altos ruídos, trazendo ideias políticas de anarquismo, niilismo e movimentos revolucionários.

Como seu estilo musical, as roupas que marcaram o punk também agradam uma parcela específica das tribos urbanas.

Sua maior força é o “faça-você-mesmo”. Basicamente, se vestir, e também se comportar, como achar melhor. A criatividade era a chave.

Roupas com spikes, rasgos, furos, personalizações eram comuns no punk. Por ser um movimento predominante das classes mais baixas, geralmente trabalhadores, as roupas eram mais simples, refletindo seu descontentamento com a sociedade.

Até hoje, a influência do punk é grande nas tribos urbanas, especialmente norte-americanas. A mistura caótica de roupas e músicas revoltadas forma um dos movimentos mais importantes de representação e identificação social, dois dos elementos que marcam um estilo de vida.

Rock

O estilo rocker foi, e continua sendo até hoje, um dos mais aderidos por grupos de todas as idades.

O rock é um dos estilos musicais mais ouvidos, não somente por adeptos mais tradicionais, mas também pelos jovens.

Assim como sua música, o rock também dividiu a moda, e se tornou um marco. Houve o rock de Elvis, o rock do Sex Pistols, o rock do Metallica, o rock do AC/DC.

Grupos diferentes, rock diferentes. Mas, uma coisa é certa: alguns elementos do rock nunca saem de moda.

Marcado pelo preto, o rock traz peças de roupas simples, raramente com estampas, valorizando o discreto e visualmente intimidador.

Coturnos, jaquetas de couro e camisetas despojadas compõe uma moda que, até hoje, agrada muitas pessoas.

Além disso, é inegável sua influência em novas peças, seja camisetas de bandas, frases despojadas e o estilo “não me importo”. Conforto e praticidade marcam o estilo rock e todas suas vertentes.

Sertanejo

Um dos estilos mais novos, a influência do estilo sertanejo veio para ficar.

Esse estilo musical agrada muitos grupos, sejam mais velhos, com o sertanejo raiz, ou os jovens, com o chamado sertanejo universitário, especialmente popular no Brasil.

Assim, alguns elementos característicos acompanham a moda sertaneja. Camisas xadrez, cintos e botinas são algumas das peças mais comuns, mas não se dispensa o chapéu e coletes também.

Parte desse estilo surge, também, como uma ajuda para o dia a dia, uma vez que sertanejos que, efetivamente, moram nas áreas rurais utilizam botas e chapéu por facilitarem seu trabalho.

Dessa forma, não se trata apenas de um estilo musical, mas também um estilo de se vestir e viver, refletindo sua importância e impacto.

 

Pop

Por fim, o estilo pop surge como um dos mais novos, tanto musicalmente quanto na moda, mas também não deve ser desconsiderado.

Como o rock ou o punk, o pop também possui mais de uma vertente. Sendo a abreviação de “popular”, seguiu influenciado grupos urbanos, mas também se tornando adepto dos mais jovens.

Há o pop Madonna, ou o pop art. Nos anos 50, mesmo o jazz era considerado “popular”. Atualmente, quando falamos sobre pop, nos referimos às músicas das rádios, e sua influência jovem.

No Brasil, o pop foi bastante marcado por roupas coloridas, mais justas e alegres. Até hoje, artistas pop refletem esse estilo, exuberante, chamativo, mas, ao mesmo tempo, confortável e personalizado.

Mais que música e moda, estilos de vida

A moda é cíclica, a música também. Estilos vem e vão, mas sua influência e marca na história ficam.

Estilos como o punk e o rock, mesmo que tenham tido seu auge há 30 ou 40 anos, continuam reunindo adeptos e pessoas que buscam se identificar através de seus elementos.

Por isso, moda e música andam lado a lado, ambas importantes para a representação de grupos que buscam, nelas, uma forma de se expressar.

Seu impacto é tão grande que, no próximo dia 13 de julho, comemora-se o dia do Rock, uma forma de homenagear um dos estilos mais importantes da história.

Na Escolta, você encontra seu estilo, seja ele qual for – pop, punk ou rock. Nos importamos com a sua forma de se identificar, e, por isso, oferecemos conforto, qualidade e, mais que moda, um estilo de vida.

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

Como unir conforto e estilo com moletom

Não há como negar que o moletom é o queridinho de muitos. Confortável, essa peça é a preferida dos dias frios, e, mesmo em temperaturas mais quentes, muitas pessoas não abrem mão do bom e velho capuz. Com o tempo, o moletom deixou de ser utilizado somente em casacos, aderindo também a calças e bermudas.

Homeoffice de pijama? Saiba porque desfazer essa combinação!

O homeoffice é uma categoria de trabalho que já é utilizada há muito tempo, por diversas empresas de todos os tipos de segmento. No entanto, a situação atual que vivemos proporcionou um aumento de empresas, escritórios e empreendimentos que adotaram essa prática. O homeoffice, ou “trabalho em casa”, literalmente, permite que os funcionários realizem suas

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Esqueceu da sua senha? Digite seu email cadastrado e você receberá um email com instruções para criar uma nova senha.

Itens escolhidos (0)

Cadastre-se e receba em primeira mão nossos novos conteúdos.

Você também receberá um cupom de 15% de desconto válido para sua primeira compra.