É dia de Rock! Conheça a trajetória e influência desse gênero que passou da música para um estilo de vida

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Dia 13 de julho é comemorado o dia mundial do Rock, e nós, da Escolta, resolvemos trazer um artigo especial para falar um pouco sobre a trajetória e influência desse gênero.

Apesar de ter se popularizado na música, o rock se tornou um estilo de vida, de comportamento, e também de moda.

Antes de mais nada, você deve estar se perguntando porque dia 13 de julho é o dia oficial do Rock.

Bom, em 13 de julho de 1985, Phil Collins e diversas outras bandas do gênero estavam juntos realizando um superevento Live Aid, e ele disse que queria tornar aquele o dia mundial do Rock. Dito e feito!

Curiosamente, muitos países não acataram ao pedido, mas o Brasil, como um bom amante do rock and roll, incorporou a data, que é comemorada até os dias de hoje.

Está pronto para conhecer um pouco sobre a trajetória do Rock? Continue com a gente!

Origem do Rock

O rock sempre foi sobre autenticidade, liberdade e um pouco de rebeldia. Assim, ele surge da mistura de alguns outros gêneros, como jazz, country, folk e R&B, com a junção de sua marca registrada: a guitarra.

No final dos anos 1940, o rock tentava descobrir seu próprio estilo, e começou a se popularizar com grandes nomes, como Elvis Presley e Bill Haley.

A partir de 1950, mesmo que as rádios americanas estivessem dominadas com grandes hits desses cantores, o rock ainda não tinha atingido seu auge.

Foi apenas nos anos 70 e 80 que o rock chegou com tudo, dominando não apenas o estilo musical mais ouvido, mas transformando modos de agir e pensar.

Por ter nascido da mistura de vários ritmos diferentes, o rock também deu origem a algumas vertentes bastante conhecidas.

Cada uma dessas vertentes teve seus representantes de peso, o que ajudou na popularização e perpetuação do rock até os dias de hoje.

Vertentes do Rock

Nos anos 1950, quando o rock ainda engatinhava, Elvis Presley, conhecido como o próprio Rei do Rock, já perpetuava o chamado rockabilly.

O rockabilly é uma expressão para representar o rock mais country, tido como “caipira”. Era um ritmo mais empolgante, com músicas populares.

Em seguida, o blues rock nasce, inspirado pelo blues, e extremamente popularizado nos Estados Unidos. Alguns de seus nomes são os Rolling Stones e o The Who, com melodias de guitarra em alto tempo e riffs mais pesados.

Nos anos 70, chega o hard rock, um dos grandes responsáveis pelo nascimento do rock como conhecemos hoje.

Um dos subgêneros mais conhecidos, o hard rock é marcado por solos de guitarra e distorções pesadas. É quando nomes como Queen, AC/DC e Kiss surgem nas paradas.

É quando, nos anos 80, o rock atinge o auge, e todas as paradas de sucesso são dominadas pelo heavy metal. Lendas como Guns N’ Roses atingem recordes inéditos, lotam estádios e afirmam o rock como um dos estilos musicais mais escutados de todos os tempos.

Ao mesmo tempo, o punk rock se estabelece, e Sex Pistols e os Ramones fazem seu nome nessa vertente.

Ainda, outros subgêneros mais alternativos, como o grunge, marcam bandas como o Nirvana.

Para cada estilo, existe uma vertente do rock, e, mesmo hoje, diversas dessas bandas ainda são muito ouvidas nas plataformas de streaming.

Influência fora da música

Uma das características mais marcantes do rock não é sua popularidade nas rádios e nas paradas de sucesso, mas seu estilo vivido fora do mundo da música.

O rock surge como uma alternativa para grupos que buscavam identificação, representatividade. Além disso, como mencionamos em nosso artigo anterior, o rock é um dos gêneros que também influenciou a moda masculina.

Começou com as roupas características, que permitiam o reconhecimento de tribos urbanas e entre fãs. Jaquetas de couro, calças rasgadas, coturnos e acessórios de prata marcaram mais de uma geração, e, atualmente, esse estilo ainda é seguido.

No entanto, muito além da moda, o rock também marca um estilo de vida. A rebeldia, a autenticidade e a liberdade são alguns dos ideais que esses grupos buscam.

As letras carregam profundidade, e abordam temas pertinentes e sociais, muitas vezes disfarçados por solos de guitarra e vocalistas talentosos.

Para aqueles que escolhem se aventurar pelo mundo do rock, há uma infinidade de elementos para descobrir.

É comum muitas pessoas pensarem no rock como a gritaria do Kiss, ou a excentricidade de Ozzy Osbourne, mas o saudoso Freddy Mercury ou bandas mais atuais como Foo Fighters também representam o rock e tudo que ele tem a oferecer.

Mesmo tendo surgido há 70 anos, o rock continua tão influente quanto antes, passando de geração para geração, com sua sonoridade, a rebeldia e a coragem para se aventurar no desconhecido.

Na Escolta, assim como no rock, existe um estilo para cada pessoa. Seja hard, punk ou grunge, o que importa é o conforto de se identificar e alcançar seu lugar no mundo. Viva o Rock!

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

Como unir conforto e estilo com moletom

Não há como negar que o moletom é o queridinho de muitos. Confortável, essa peça é a preferida dos dias frios, e, mesmo em temperaturas mais quentes, muitas pessoas não abrem mão do bom e velho capuz. Com o tempo, o moletom deixou de ser utilizado somente em casacos, aderindo também a calças e bermudas.

Do Pop ao Punk: estilos musicais que influenciaram a moda masculina

Jaquetas de couro, moicanos, jeans rasgados. Com certeza, você reconheceu essas peças, e, antes que pudesse perceber, associou elas a um estilo musical. Desde sempre, moda e música andam lado a lado, e não seria diferente no universo masculino. Nos anos 50, Elvis surge como o rei do Rock e do estilo, com seus macacões exuberantes

Homeoffice de pijama? Saiba porque desfazer essa combinação!

O homeoffice é uma categoria de trabalho que já é utilizada há muito tempo, por diversas empresas de todos os tipos de segmento. No entanto, a situação atual que vivemos proporcionou um aumento de empresas, escritórios e empreendimentos que adotaram essa prática. O homeoffice, ou “trabalho em casa”, literalmente, permite que os funcionários realizem suas

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Esqueceu da sua senha? Digite seu email cadastrado e você receberá um email com instruções para criar uma nova senha.

Itens escolhidos (0)

Cadastre-se e receba em primeira mão nossos novos conteúdos.

Você também receberá um cupom de 15% de desconto válido para sua primeira compra.