Fazer a barba em casa? 8 dicas para mandar bem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Existem homens de todos os estilos – os modernos, os tradicionais, os inovadores, os que preferem comodidade. E no quesito aparência não seria diferente. Entre muitos aspectos que entraram na preocupação diária masculina, a barba, certamente, ocupa uma posição de prestígio, afinal, são parte fundamental do visual e um dos primeiros elementos a serem notados.

Muitos preferem ir ao barbeiro, salões especializados e profissionais para aparar ou fazer sua barba – um ritual que os homens não podem escapar, seja qual for seu estilo. Por outro lado, outros são adeptos do “faça você mesmo” e não dispensam um bom momento de fazer a barba no conforto de casa.

Se você se identificou, então precisa conferir nossas dicas para mandar bem fazendo a barba em casa, com suas próprias técnicas, equipamentos e preferências. Confira!

 

 

Escolha um momento adequado da rotina

 

Como preparação, é importante escolher um momento adequado para fazer a barba, e torná-lo parte da rotina – para aqueles que têm mais preguiça dessas horas.

Por exemplo, indicamos que opte por aparar a barba durante a manhã, quando a luz é mais direta, e a visibilidade, maior. Além disso, outro momento propício é durante ou após o banho, pois a água quente ajuda na abertura dos poros e facilita o processo. Caso não faça durante o banho, pode usar água quente para ter o mesmo efeito!

 

 

Separe os produtos

 

Para fazer a barba, é indicado que utilize, ao menos, alguns produtos específicos para isso, até mesmo para a saúde da barba e evitar alguns acidentes.

Selecione suas preferências de acordo com seus gostos – gel ou espuma, barbeador elétrico ou manual, aparelho ou lâmina. O importante é utilizar equipamentos que sejam confortáveis e garantam um resultado satisfatório.

Vale a pena manter seus produtos sempre bem preservados – como afiar a lâmina e verificar a validade dos produtos utilizados no rosto.

 

 

Crie sua própria técnica

 

Uma boa dica é criar sua própria técnica de fazer a barba em casa, seu próprio estilo. Você deve ter percebido que muitos profissionais, barbeiros ou cabeleireiros, utilizam métodos personalizados para fazer a barba de seus clientes.

Esse é um jeito de adaptar suas habilidades para sua barba, e também trazer certa autenticidade para essa atividade. Claro, sempre lembrando de manter a segurança na hora de manusear aparelhos afiados ou perigosos.

 

Defina um estilo

 

Assim como criar a técnica ajuda no momento de fazer a barba, definir um estilo prévio também é indicado para aqueles que preferem realizar isso sozinhos.

Há vários estilos de barbas famosos e utilizados pelos homens, e, ao optar por algum, depois de algumas vezes imitar essa forma se torna mais fácil ao longo do tempo, podendo até mesmo ser melhorada.

Seja o rosto limpo, barba de três dias, apenas bigode, cavanhaque, costeletas – quanto mais realizar a manutenção, mais fácil irá se tornar, e, no futuro, se tornará rápido e simples fazer a barba em casa, sozinho.

 

 

Cuide da sua barba

 

Algumas técnicas de autocuidado masculino são bastante indicadas para os pelos faciais. Hoje, os homens estão destruindo, cada vez mais, os tabus em relação a aparência, e estão compartilhando métodos de atenção e vaidade.

Rotinas de skin care – cuidados para a pele – e hidratação para os pelos podem ser fundamentais para facilitar o processo de fazer a barba em casa. Por exemplo, aplicar produtos de hidratação na barba antes de cortá-la, ou misturar com água quente e sabonetes específicos, ajudam e muito nesse procedimento.

 

Raspe sempre na direção de crescimento

 

Não somente para barbas, mas para todos os pelos faciais – cortar e raspar na direção do crescimento, e não contra ele, ajuda no crescimento saudável do pelo, não fazendo com que ele nasça grosso ou desigual, por exemplo.

Homens que optam por apenas aparar costumam seguir esse direcionamento, mas, para aqueles que preferem a pele mais lisa, essa é uma boa dica para o futuro.

 

O pós-barba é essencial

 

Depois de fazer a barba, nunca se esqueça dos produtos pós-barba! Loções refrescantes, perfumadas e hidratantes ajudam na finalização certa, atribuem um visual mais sofisticado e também ajudam com eventuais cortes, podendo ajudar na cicatrização!

Escolha um de sua preferência e lembre-se de aplicar todas as vezes.

 

Não dispense de vez o barbeiro

 

Esses profissionais realmente entendem do seu trabalho, e podem fornecer dicas valiosas para seu estilo e quais os métodos que você pretende anotar. Pergunte ao seu barbeiro ou cabeleireiro por indicações de produtos, aparelhos e técnicas mais fáceis e práticas.

Não esqueça de realizar a limpeza e esterilização de todos seus equipamentos depois, e aposte no estilo faça você mesmo para sua barba!

Enquanto isso, a Escolta se encarrega de cuidar do seu estilo, fornecendo peças confortáveis, de qualidade e da moda, que combinam com qualquer barba – seja ela feita em casa ou não.

 

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Esqueceu da sua senha? Digite seu email cadastrado e você receberá um email com instruções para criar uma nova senha.

SACOLA (0)

dolor ante. ut velit, Donec quis, id, diam felis