Homeoffice de pijama? Saiba porque desfazer essa combinação!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O homeoffice é uma categoria de trabalho que já é utilizada há muito tempo, por diversas empresas de todos os tipos de segmento.

No entanto, a situação atual que vivemos proporcionou um aumento de empresas, escritórios e empreendimentos que adotaram essa prática.

O homeoffice, ou “trabalho em casa”, literalmente, permite que os funcionários realizem suas funções diretamente de casa. Apesar de o homeoffice abranger não apenas o lar, mas qualquer outro lugar que não seja o escritório, o mais comum, atualmente, é trabalhar em isolamento.

Essa possibilidade pode parecer tentadora para muitos homens, afinal, não há mais a formalidade de vestir terno e gravata para trabalhar no escritório, certo? Errado!

Muitas pessoas passaram a adotar o pijama como uniforme oficial do homeoffice, mas essa prática pode ser prejudicial, e deve ser abandonada!

Quer saber por quê? Continue com a gente!

Roupas impactam nosso comportamento

Diversas pesquisas já comprovaram que as roupas têm, sim, o poder de influenciar e impactar nossos comportamentos diários.

Ao ser exposto a uma regra de etiqueta ou uniformização, o indivíduo desenvolve um senso de pertencimento àquele lugar, ao escritório ou a empresa. Dessa forma, sua coletividade e trabalho em grupo são potencializados.

Por outro lado, quando chegamos em casa e tiramos o uniforme, automaticamente sentimos nosso corpo relaxar.

Assim, quando colocamos nosso pijama, nosso corpo associa essa ação com o ato de relaxar, de dormir.

Pense onde esse raciocínio está nos levando. Se você trabalhar em casa, durante o homeoffice, utilizando pijamas, seu corpo possuirá a tendência de relaxar, mesmo quando deveria estar trabalhando.

Com isso, nossa atenção fica desfocada, e temos a propensão a nos sentirmos mais relaxados, desleixados e mesmo com sono durante as reuniões online.

Sim, você deveria colocar uma camiseta social para a reunião

Por outro lado, substituir o pijama por uma roupa que não seja associada a dormir realiza o efeito contrário em nossa mente e corpo.

Se você optar por uma camiseta social na hora da reunião por videochamada, seu corpo se sentirá mais tenso e mais atento, pois saberá que está trabalhando.

Desse modo, as chances da sua produtividade e atenção serem elevadas aumenta muito mais, apenas com o simples ato de trocar de roupa. Não precisa ser, necessariamente, seu uniforme de trabalho, ou terno e gravata. 

Basta tirar as roupas que usou para dormir e colocar outra, mesmo que seja “de ficar em casa”. 

Além disso, se seu homeoffice exige que sejam feitas chamadas de vídeo, usar roupas menos informais também reflete na sua postura e comprometimento profissional.

Sensação de rotina

As roupas são realmente importantes para nossas sensações. Não apenas são capazes de nos proporcionar um sentimento de bem-estar, quando usamos uma roupa que gostamos, por exemplo, ou aumentar nossa produtividade, como também alteram nossa sensação de rotina.

Durante períodos de isolamento social, como o que vivemos por conta da pandemia do novo coronavírus, é normal que nossa mente se desacostume com a rotina.

Afinal, em nosso dia a dia, saíamos para trabalhar, encontrar os amigos e fazer tarefas cotidianas normais.

Agora, o isolamento pode afetar nosso senso, e proporcionar até mesmo quadros de distúrbios, como ansiedade, pânico ou depressão.

Assim como pequenas tarefas, como arrumar a cama e lavar os pratos, tirar o pijama e trocar de roupa pode ajudar a preservar essa sensação.

Especialmente se estiver trabalhando de casa, trocar de roupa pela manhã ajudará o cérebro a entender que ainda há uma rotina a ser cumprida, o que também preserva a saúde mental.

Realizar o homeoffice de pijamas, ou com as roupas que dormiu, além de prejudicar a produtividade, pode fazer com que você se sinta desmotivado.

Uma roupa para cada ocasião

Por isso, é importante não trabalhar em casa com pijamas, ou outro tipo de roupa que seja própria para relaxar.

Durante tempos de isolamento social, é fundamental preservar o máximo de rotina possível, não apenas pela saúde mental, mas até a saúde física.

Além disso, futuramente, se o homeoffice se tornar uma categoria de trabalho da sua empresa ou escritório, adotar essa medida de trocar de roupa modifica sua postura profissional e melhora sua produtividade.

E, nos fins de semana, ou depois do expediente, o ato de tirar as roupas de trabalho e colocar os pijamas continuará surtindo o efeito de relaxar o corpo e entender que aquele é o momento de descanso.

Não é preciso utilizar roupas formais ou uniforme. Pode ser uma roupa diferente da que você dorme, que também seja confortável, afinal, homeoffice tem suas vantagens.

Nós, da Escolta, presamos pela sua saúde e bem-estar acima de tudo. Conheça nossas peças, para todas as ocasiões e estilos.

Seja pijama, seja social, nós temos a roupa ideal para você trabalhar ou descansar, sempre com conforto e qualidade.

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

Como unir conforto e estilo com moletom

Não há como negar que o moletom é o queridinho de muitos. Confortável, essa peça é a preferida dos dias frios, e, mesmo em temperaturas mais quentes, muitas pessoas não abrem mão do bom e velho capuz. Com o tempo, o moletom deixou de ser utilizado somente em casacos, aderindo também a calças e bermudas.

Do Pop ao Punk: estilos musicais que influenciaram a moda masculina

Jaquetas de couro, moicanos, jeans rasgados. Com certeza, você reconheceu essas peças, e, antes que pudesse perceber, associou elas a um estilo musical. Desde sempre, moda e música andam lado a lado, e não seria diferente no universo masculino. Nos anos 50, Elvis surge como o rei do Rock e do estilo, com seus macacões exuberantes

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Esqueceu da sua senha? Digite seu email cadastrado e você receberá um email com instruções para criar uma nova senha.

Itens escolhidos (0)

Cadastre-se e receba em primeira mão nossos novos conteúdos.

Você também receberá um cupom de 15% de desconto válido para sua primeira compra.

Adicionado para sua lista de desejados! VIEW WISHLIST