Manga curta x manga longa: como acertar no uso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Uma das características da moda é ser volátil, e estar sempre muda – com a moda masculina não poderia ser diferente. Peças do passado voltam como tendências, certos estilos caem em desuso e determinados modelos ganham inovações e redesenho. É o caso das camisas sociais, especialmente, que deixaram de ser sinônimo de básico e passaram a ser extremamente populares entre jovens.

Além de ganharem novas estampas e modelos, as camisas sociais também perderam um elemento: o comprimento das mangas. Essas peças ganharam as vitrines com mangas curtas, uma mudança ousada e vista com estranheza em um primeiro momento, mas que, depois, se tornaram uma ótima escolha.

Confira abaixo quais as principais diferenças e vantagens das mangas longas e das mangas curtas, e algumas dicas para acertar qual usar.

 

Mangas longas

As camisas sociais de mangas longas representam a tradicionalidade da peça, e sempre foram populares dessa forma, mais básicas e padrões. Elas são usadas, principalmente, em ambientes de trabalho que exijam vestimenta mais formal, com paletós ou ternos.

Embora o Brasil possua clima tropical e tenha estações do ano bem quentes, trabalhos que peçam pelo uso das camisas sociais de mangas usualmente contém refrigeração e são prédios mais sofisticados, como bancos e tribunais.

As vantagens das camisas sociais de mangas longas, especialmente as de algodão, estão na sua versatilidade, elegância e conforto. Por serem mais tradicionais, são confeccionadas nas mais diversas cores e mais facilmente encontradas. São práticas e resistentes, perfeitas para serem usadas com paletós ou suspensórios, por exemplo.

Além disso, as mangas longas trazem uma imagem mais séria e elegante para quem usa, porque indicam uma posição social mais elevada, por conta do trabalho que exerce, e por ser uma peça mais formal e adulta.

 

Mangas curtas

Por outro lado, a tendência do verão é, sem dúvidas, as camisas sociais de mangas curtas. Sua maior vantagem já pode ser apontada no fato de terem as mangas curtas, e, para o clima quente, isso é perfeito.

Essas peças vêm unidas à diversas estampas, muito ao contrário das camisas de mangas longas, que preferem manter a neutralidade e sobriedade em seus tons. Florais, abstratas e listras dominaram as vitrines, unindo cores chamativas e alegres.

As camisas sociais de mangas curtas também são mais despojadas e casuais, tendo mais opções de combinações com outras peças, enquanto as mangas longas dificilmente caíram bem com outra coisa que não sejam calças sociais ou jeans. As mangas curtas vão bem com bermudas e calças de diferentes tecidos também.

Existem vários estilos aplicados nas mangas curtas, desde o mais parecido com as mangas longas, mais básicos, até confecções mais modernas, que utilizam, por exemplo, o slim fit – técnica de ajustamento da peça ao corpo sem muita sobra de tecido. As mangas curtas podem ser ligeiramente maiores ou realmente curtas, rente às axilas.

 

Afinal, qual usar?

O uso da camisa social de mangas longas se limita bastante ao ambiente de trabalho, por serem mais formais e sérias. No máximo, em um happy hour com o pessoal do escritório, no fim do dia. Por outro lado, são perfeitas para ocasiões que exigem uma aparência mais profissional ou elegante, como casamentos, reuniões da empresa ou para fechar negócio com um cliente.

Se você pretende passar uma imagem mais madura, as mangas longas são a escolha perfeita.

Por outro lado, as mangas curtas oferecem uma gama maior de oportunidades para serem usadas. Encontros com os amigos, uma festa, almoço de família, até mesmo lugares mais sofisticados aceitam essa camisa social. O fato de acompanharem estampas mais modernas e joviais é um ponto positivo e facilitador para serem aceitas na maioria das ocasiões.

As mangas curtas podem ser combinadas com diversas outras peças, até mesmo calças sociais, enquanto as mangas longas se restringem bastante nesse quesito. No entanto, as mangas curtas, por serem mais despojadas, não são muito indicadas em casos que a ideia é mostrar um nível maior de sobriedade.

Para acertar em qual das duas usar, analise quais são suas opções disponíveis, o lugar, qual a vestimenta dos outros participantes e fatores como clima e o que a situação exige. Ficará mais fácil decidir ao ponderar sobre todos esses fatores, e, claro, levando em conta seu estilo e suas preferências na hora de se vestir.

Quer saber mais sobre as tendências de moda masculina para 2020, veja esse nosso artigo.

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Cores

  • Estampa
  • Listrada

Tamanhos

Faixa de Preço


Min Price:

Max Price:

Categorias

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Password Recovery

Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

SACOLA (0)

massa velit, consequat. mattis dictum risus. et, ante. ut Aliquam facilisis