Quando o assunto é motos, muitas paixões de acendem. São diversos modelos, para as mais variadas finalidades e gostos. Existem as motos grandes, velozes, esteticamente agradáveis, personalizadas, mas também funcionais, motos para esportes e também as motos cuja função é ser prática. As motos Vespa se encaixam nessa última categoria.
Não existe quem não conheça as motos Vespa, ou os modelos inspirados depois do seu surgimento, as scooters. Se você se interessa por esses veículos de duas rodas, ou quer saber mais sobre esse modelo tão popular, continue com a gente!
História
As motos Vespa surgiram no contexto após a Segunda Guerra Mundial, em um momento onde a Itália passava por graves crises financeiras, tentando recuperar sua economia, mas sem grandes expectativas.
O primeiro modelo da Vespa foi planejado e construído por uma empresa italiana chamada Piaggio, que não se deixou abater pela crise e procurou inovar no setor automobilístico, buscando alternativas para a questão da mobilidade no país.
Os protótipos desenhados no início não foram aprovados pelo presidente da companhia, Enrico Piaggio, e teve de passar por diversas alterações para se tornar a Vespa que conhecemos hoje.
Finalmente, em setembro de 1946, o inventor do helicóptero liderou o projeto e apresentou um modelo que fascinou Piaggio, dizendo que seu motor tinha o som semelhante a vespas, e o nome ficou.
Modelo usando nossa Calça Stanley e Camisa Paraty
Sucesso imediato
Assim que foi apresentada ao mundo, as motos Vespas fizeram um sucesso imediato, tornando-se um dos símbolos da Itália. Sua mobilidade e praticidade fez com que ganhasse a admiração de pessoas mais simples, das camadas populares.
Nos primeiros dez anos de produção, foram vendidas mais de um milhão de motos, uma marca no setor mobilístico. Nos anos 50, a Vespa passou a ser exportada para demais países europeus, até que alcançou fronteiras internacionais e se popularizou pelo mundo.
Hoje, as motos Vespa fazem parte da cultura italiana como uma das responsável pela salvação do país em tempos de crise pós-guerra. Nos dias de hoje, sua marca de vendas bate 17 milhões de unidades, sendo a preferida de muitas pessoas.
Características que agradam
Mas o que torna as Vespas tão populares?
Quando foi elaborada, esse modelo visava aumentar a mobilidade das pessoas pelas ruas da Itália, promovendo um meio de transporte prático, simples e útil. Dessa forma, surge o conceito da scooter, que ganhou o coração das pessoas.
O que mais chama a atenção é seu visual. As motos Vespa são pequenas, elegantes e diferentes da maioria das motos que as pessoas conhecem, ou imaginam quando pensam no conceito.
Embora a Vespa seja, muitas vezes, referenciada como um modelo, ela faz parte de uma marca que lançou o conceito de scooter, que, certamente, seguiu as primeiras características adotadas pela empresa que a tornou famosa.
Essas motos são relativamente pequenas, rebaixadas, conhecidas até mesmo como motonetas. Se você prefere agilidade, rapidez ou velocidade, então as scooters não são o modelo ideal para você. Elas foram projetadas especificamente para as cidades, oferecendo autonomia para as pessoas que desejam se locomover com determinada facilidade e escapar do trânsito.
Contudo, as Vespas não foram feitas para andaram por longos trajetos, e sua média de velocidade é bem abaixo dos demais modelos tradicionais de motos. Elas são, predominantemente, urbanas, por ser práticas, leves e fáceis de dirigir.
As Vespas são ideias para quem deseja ir ao trabalho mais rápido, ou se mover pela cidade sem se preocupar com espaços ou lugares para estacionar. Principalmente na Europa, onde esse modelo se popularizou mais, é extremamente comum ver pessoas transitando com scooters por passarelas e calçadas.
O conceito se assemelha a uma bicicleta motorizada. Não é preciso esforço, cumpre suas funções e tem o visual elegante, pequeno e sofisticado.
Além de serem versáteis, fáceis de pilotar e esteticamente agradáveis, as Vespas também são econômicas. No mercado, elas fazem parte do grupo de motos que mais economizam combustível e necessitam de pouco abastecimento para percorrer determinados trajetos.
Claro que existe a limitação do espaço e do tanque, mas, como foi projetada para locomoção urbana, é perfeita para andar pela cidade, para o trabalho ou um passeio.
Modelo usando nossa Calça Hendrix, Camiseta Oceano e Jaqueta Tyler, além do Boné Be Bold
Motos Vespas: autonomia moderna
As motos Vespas, e os modelos scooter em geral, representam a mobilidade moderna, melhorada e simplificada. São veículos sofisticados, bem projetados e que cumprem satisfatoriamente sua função.
E, ao contrário do que se imagina, essas motos podem ser adquiridas e pilotadas por qualquer pessoa que deseje um meio de transporte prático.
Mesmo que não atinjam grandes velocidades ou percorram longos trajetos sem paradas, as Vespas são econômicas, fáceis de pilotar e trazem simplicidade para o dia a dia.
Assim como as scooters, a Escolta representa a liberdade, o estilo e a praticidade do dia a dia na sua rotina, sem perder a elegância e a qualidade.
Bellavita em Goiânia
Se você é fã desse tipo de motos, assim como nós, e mora no centro oeste do Brasil, gostaríamos que conhecessem a empresa parceira, onde as fotos acima foram tiradas.
Site na web: http://bellavitamotos.com.br
Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.