Por que homens também devem adotar o autocuidado?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Quando falamos sobre autocuidado, estamos abordando diferentes áreas e segmentos da saúde que permitem que uma pessoa viva bem e feliz. Muitas pessoas podem associar o autocuidado a rotinas de pele, massagens ou banhos de espuma relaxantes, e, realmente, são algumas das práticas que podem proporcionar cuidado e atenção próprios.

No entanto, do mesmo jeito que se associa o autocuidado a técnicas estéticas, também o associam majoritariamente à mulheres. Mas vai muito além disso. Práticas de saúde e cuidado pessoal podem, e devem, ser praticadas por todas as pessoas, inclusive – por que não? – rotinas de cuidado.

Áreas de saúde já estão tentando estimular o autocuidado masculino, como, por exemplo, campanhas de prevenção contra doenças, que podem ser facilmente evitadas ou identificadas com cuidado próprio.

Contudo, também é hora de desmistificar todas as técnicas de autocuidado, sobretudo estéticas, e torná-las popular também no universo masculino.

Hoje, a Escolta traz algumas dicas e explica por que é tão importante que homens também se preocupem com sua aparência e seu corpo.

Autocuidado: além da estética

“Homens não se cuidam” ou “homens são assim mesmo, mais brutos, mais simples” são sentenças comuns do imaginário popular. A ideia de que apenas mulheres podem ser vaidosas e se preocuparem com sua saúde, por muito tempo, esteve presente em todas as camadas sociais, criando imagens, muitas vezes negativas, de ambos os lados. Mas, felizmente, isso está mudando.

Quando falamos sobre o autocuidado, não nos referimos somente a skin care ou massagem, embora isso seja realmente importante! Homens também devem ser vaidosos, cuidar da própria aparência e se sentirem valorizados pessoalmente.

No entanto, muito mais que estética, o autocuidado também representa estar atento a própria saúde, seja ela física ou mental. A ideia de que homens são mais “brutos” ou “simples” realmente fez com que diversas gerações sentissem que não deveriam entrar em contato com as próprias emoções, o que leva a doenças e uma vida sem qualidade.

O autocuidado também representa se atentar aos próprios sentimentos. É reconhecer que precisa de atenção, de carinho, de um tempo para si mesmo. E, claro, autocuidado também é se prevenir contra doenças, fazer visitas regulares ao médico, estar atento aos sinais do próprio corpo.

A saúde física e emocional, muitas vezes, estão interligadas, e é de suma importância que os homens também se atentem a isso, e pratiquem essa rotina para melhorarem seu humor, autoestima e bem-estar. Por exemplo, não é comum imaginar que, depois de um dia estressante, nada cairia melhor do que uma massagem? Relaxar a tensão automaticamente eleva o humor, dissipa a raiva e a frustração.

Ou cuidar da pele, se preocupar com a aparência, aumenta a confiança, e pode significar uma nova coragem para ir atrás dos objetivos. Assim, o autocuidado não deve ser adotado pensando somente na aparência, mas, muito mais que isso, no impacto emocional e físico que ele pode representar.

Pequenas práticas do dia a dia que fazem a diferença

Agora que sabemos da importância do autocuidado masculino, existem algumas práticas simples, do cotidiano, que podem fazer toda a diferença.

 

Exercícios e alimentação

O autocuidado também está em ter um estilo de vida mais saudável. Praticar exercícios todos os dias e ter uma alimentação balanceada traz benefícios para todas as áreas, não somente para a aparência. Você terá mais força, vigor, disposição e estará prevenindo doenças no futuro.

Adotar práticas de autocuidado não necessita de grandes mudanças. Comece aos poucos. Coma uma fruta de lanche no meio da tarde, vá caminhando para o trabalho, ande de bicicleta nos fins de semana. Ou mesmo frequente a academia, se gostar.

A médio e longo prazo, esses hábitos se tornará extremamente importantes, irão aumentar a qualidade de vida e proporcionar mais energia.

Cuidados com a pele

Autocuidado é mais que estética, sim, mas também não significa que não é preciso fazer uma boa skin care! Muitos homens não tem o costume de se atentar aos cuidados com a pele, contudo, é fundamental adotar novos hábitos em relação a isso. Uma boa pele não ajuda somente na vaidade, confiança e autoestima, mas também contra doenças, como câncer de pele.

É possível começar com pequenos passos. Passar protetor solar antes de sair de casa, lavar o rosto com um sabonete apropriado e aplicar corretamente a loção pós-barba são práticas simples que fazem toda a diferença.

Eventualmente, outras técnicas podem ser adotadas, como limpeza de pele e uso de cremes faciais. E, claro, beber muito líquido, que auxilia não somente na saúde, mas também reflete em uma pele limpa e hidratada.

Conforto e estilo

Finalmente, o autocuidado representa um tempo dedicado para si mesmo, cuidando das suas necessidades e seus desejos.

Permitir-se ser sensível e vaidoso é algo todos devem fazer, não somente as mulheres. Mudar esse ideal é criar uma geração mais saudável, confiante e com autoestima. Por isso, além de cuidar da saúde física e emocional, também é importante se sentir confortável consigo mesmo.

Por isso, encontre seu estilo e tenha um cuidado próprio. É essencial sentir-se bem consigo mesmo a partir de pequenas mudanças todos os dias.

Ao escolher a Escolta, não estará apenas adquirindo roupas, mas qualidade, conforto, estilo e qualidade de vida. E isso faz toda a diferença.

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Esqueceu da sua senha? Digite seu email cadastrado e você receberá um email com instruções para criar uma nova senha.

Itens selecionados (0)

Cadastre-se e receba em primeira mão nossos novos conteúdos.

Você também receberá um cupom de 15% de desconto válido para sua primeira compra.