Por que homens também devem se interessar por moda?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Por muito tempo, acreditou-se que o mercado da moda era exclusivamente voltado para mulheres – mas isso está mudando rapidamente. Muitas características são atribuídas a esse novo interesse, ainda nos dias de hoje, existem pessoas que não entendem porque homens devem se interessar por moda.

Esse imaginário popular se dá, em partes, pelo contexto histórico carregado em nossa sociedade. As atribuições sociais de cada gênero limitam o que homens e mulheres podem querer ou fazer. Enquanto homens são criados e ensinados a não se preocuparem com a aparência – a virilidade sendo associada à falta de vaidade, por exemplo –, mulheres são incentivadas a consumir produtos de beleza e vestuário.

Felizmente, essa situação está mudando, e o mercado vêm atendendo com rapidez e precisão as novas necessidades masculinas.

 

Influências culturais

O interesse masculino por moda começou a ser incentivado com o surgimento dos primeiros filmes de destaque, em meados dos anos 1950. Personagens interpretados por Marlon Brando (ver foto abaixo) e James Dean, por exemplo, revolucionaram a maneira que homens lidavam com seu próprio estilo e senso de aparência.

O vestuário masculino, que antes se resumia à peças de alfaiataria, unicamente para os nobres, se popularizou, lançando novos tecidos, como o couro, e acessórios incomuns, como jaquetas e camisetas.

Em seguida, grandes marcos cinematográficos e culturais começaram a inovar a indústria da moda masculina. Elvis Preasley incorporou James Dean à seu personagem nos palcos, além das cores extravagantes que o eternizaram como símbolo no mundo musical. Os Beatles trouxeram o tie dye e mostraram que era possível renovar os ternos e as calças boca de sino para os homens.

A partir dos anos 70, movimentos punk radicalizaram não somente a moda, mas também o comportamento. Moicanos, cortes laterais, piercings e os chamados sparkles incorporaram a maneira de jovens se expressarem, tornando a moda não somente um atributo de aparência, mas também político.

Finalmente, a chegada definitiva do rap adicionou acessórios e um estilo mais despojado, com moletons largos, bonés, cores vibrantes inclusivo em calçados e camisas de flanela.

A moda deixou de ser entendida somente como estética, e passou a ser uma forma de expressão e reconhecimento. Homens estão se sentindo mais a vontade para compartilharem isso, e se posicionarem no momento de escolher a imagem que gostariam de apresentar.

 

Por que homens também devem se interessar por moda? - Lifestyle - Escolta

 

Por que homens também devem se interessar por moda?

Muito além de roupas e acessórios, moda é um evento político e revolucionário. Esse mercado cresce cada vez mais, englobando também os interesses masculinos. E, claro, moda também pode representar saúde.

Homens que se preocupam com a aparência também se preocupam com sua saúde – pode não parecer, mas determinadas culturas repreendem até mesmo os atos mais básicos de higiene. O crescente interesse por como se parecem também ajuda a se importarem com seu asseio.

A moda também ajuda a melhorar a autoestima masculina. Homens carregam o peso de terem que ser sempre fortes, insensíveis e vigorosos, mas também sofrem imposições de padrão de beleza que afetam a maneira que enxergam a si mesmos e ao mundo. Interesse pela moda faz com que se sintam melhores, mais bem vestidos, e, automaticamente, com mais vaidade.

Ainda que a moda masculina esteja ganhando popularidade, é preciso ter incentivo das indústrias e da mídia – a maioria dos produtos de beleza ainda são voltados para o público feminino, propagandas, divulgação e comercialização em massa.

Mesmo assim, um estudo patrocinado pela Google mostrou que, entre homens que fazem compras online, o índice de itens de moda é de 40%, enquanto mulheres adquirem apenas 36%.

Para propagar o interesse pela moda entre os homens, é importante começar com uma boa loja online – uma vez que a internet e a tecnologia estão tão presentes nos dias de hoje, com a facilidade de um toque é possível conferir uma diversidade de itens, roupas e acessórios. Homens também podem, e devem, se interessar pelo mundo da moda – muito além de aparência e estética, é saúde, é política, é qualidade de vida masculina.

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

Como unir conforto e estilo com moletom

Não há como negar que o moletom é o queridinho de muitos. Confortável, essa peça é a preferida dos dias frios, e, mesmo em temperaturas mais quentes, muitas pessoas não abrem mão do bom e velho capuz. Com o tempo, o moletom deixou de ser utilizado somente em casacos, aderindo também a calças e bermudas.

Do Pop ao Punk: estilos musicais que influenciaram a moda masculina

Jaquetas de couro, moicanos, jeans rasgados. Com certeza, você reconheceu essas peças, e, antes que pudesse perceber, associou elas a um estilo musical. Desde sempre, moda e música andam lado a lado, e não seria diferente no universo masculino. Nos anos 50, Elvis surge como o rei do Rock e do estilo, com seus macacões exuberantes

Homeoffice de pijama? Saiba porque desfazer essa combinação!

O homeoffice é uma categoria de trabalho que já é utilizada há muito tempo, por diversas empresas de todos os tipos de segmento. No entanto, a situação atual que vivemos proporcionou um aumento de empresas, escritórios e empreendimentos que adotaram essa prática. O homeoffice, ou “trabalho em casa”, literalmente, permite que os funcionários realizem suas

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Esqueceu da sua senha? Digite seu email cadastrado e você receberá um email com instruções para criar uma nova senha.

Itens escolhidos (0)

Cadastre-se e receba em primeira mão nossos novos conteúdos.

Você também receberá um cupom de 15% de desconto válido para sua primeira compra.

Adicionado para sua lista de desejados! VIEW WISHLIST