Slim Fit: você precisa conhecer esse corte

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Muitas vezes, nos deparamos com expressões que não conhecemos, por serem estrangeiras ou importadas – e isso também acontece no mundo da moda, principalmente por ele se desenvolver muito no exterior, tendo sua sede, por exemplo, nas cidades da Europa e dos Estados Unidos. Sendo assim, grande parte de nomeações usadas nesse meio não ganham tradução e permanecem tradicionais, para ser de melhor entendimento.

Se você já se deparou com a expressão slim fit e não faz ideia do que significa, não se desespere! É mais simples do que você imagina. Neste artigo, iremos trazer um pouco sobre esse estilo que ganhou popularidade entre o público masculino, além de apontar quais as melhores escolhas que você pode fazer para se adequar à essa linha.

As peças da Escolta, sem sua maioria, são concebidas da prancheta à seu acabamento de modo a seguirem esta linha.

 

O que é?

Slim Fit, em uma tradução mais literal, significa “ajuste fino”. Trata-se de um caimento de roupas que é mais ajustado ao corpo, com pouca sobra de pano, de uma maneira mais apertada. Essa expressão surgiu para facilitar a diferenciação entre outras peças que podem parecer iguais por conta dessa nomeação.

Por exemplo, muitas pessoas podem confundir com calças jeans skinny. A calça skinny é uma calça mais apertada, especialmente nas pernas. A diferença entre o skinny e o slim fit é que a primeira trata-se de uma peça mais apertada que o modelo do corpo, enquanto a segunda se ajusta perfeitamente às medidas, não deixando sobrar costura, mas também sem apertar.

O slim fit pode parecer uma novidade, mas já existe há muitos anos! Famosos como Mick Jagger e John Lennon já usavam esse estilo em seus figurinos na década de 1970, e Brad Pitt, em seu casamento com a atriz Jennifer Aniston, utilizou um de seus ternos mais famosos, com caimento perfeito, parecendo que tinha feito como uma luva para ele.

Essa é a vantagem do slim fit: se adequar ao padrão do corpo. Não é preciso ter o porte atlético do Brad Pitt para usar roupas slim fit, mas sim procurar peças que se encaixem em suas medidas de maneira perfeita e confortável.

 

Como é feito o slim fit?

Embora possa parecer que o slim fit é feito somente sob medida, também existem peças confeccionadas em grande número, visando determinado tipo e tamanho de corpo. Geralmente, essas peças são para um grupo específico de pessoas que tenham silhuetas parecidas, como o corpo atlético, por exemplo.

No entanto, não significa que não existam modelos slim fit para pessoas fora desse padrão mais magro. Tudo depende da loja que está oferecendo as peças e do fabricante dessas roupas. Claro, é mais cômodo e prático procurar por uma encomenda feita especialmente para suas medidas, em casos de roupas mais sofisticadas ou para uma ocasião especial – como é o caso de ternos, por exemplo, no entanto o investimento neste serviço é alto.

Lojas que oferecem peças de roupa slim fit quase sempre têm diferentes tamanhos, feitos com uma média do que se encaixaria nesses padrões de medidas, mas é sempre aconselhável experimentar bem para descobrir qual roupa fica mais confortável em você – afinal, esse é o objetivo do slim fit.

 

Camisa social slim fit

A camisa social que é feita sob o slim fit talvez seja a peça mais popular desse estilo, que é bem popular na moda masculina. Essas roupas costumam não ter excesso de pano, e a costura se aproxima mais das axilas e das dobras dos braços, enquanto a camisa social simples apresenta mais folga nessas regiões e costuma ser ligeiramente mais larga.

Essas camisas, geralmente feitas com elastano, para manter o conforto no momento de ser usadas, parecem estar “grudadas” no peitoral, quase como se fossem apertadas demais, mas não são. Elas apenas são ajustadas perfeitamente ao corpo, passando uma impressão mais sofisticada ao homem que opta por esse estilo.

É possível observar o slim fit muito presente nas camisas sociais de mangas curtas e de estampagem diferenciada – como floral e abstrata –, duas das tendências mais em alta no momento. É um caimento perfeito, porque essas camisas dão um melhor aspecto quando são mais justas.

 

Calças slim fit

As calças slim fit seguem o mesmo padrão das camisas, com um corte e caimento que se ajustam ao corpo. Elas afunilam na lateral das pernas, mas sem dar a impressão de serem apertadas ou desconfortáveis, como acontece com o skinny, por exemplo.

Além disso, esse estilo de calças não está presente somente no jeans, mas no social também, no acabamento de ternos e smokings. O slim fit passa uma impressão mais elegante em peças sociais, ou até mesmo de diferentes tecidos senão o jeans. São menos comuns de serem encontradas como as camisas sociais, mas também estão presente em lojas que se preocupam em oferecer essa diferenciação em suas roupas.

Da próxima vez que for comprar roupas, lembre-se de dar uma chance ao slim fit, e perceba a diferença de caimento e de visual que esse estilo oferece à moda masculina.

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Esqueceu da sua senha? Digite seu email cadastrado e você receberá um email com instruções para criar uma nova senha.

SACOLA (0)

accumsan risus. massa nec venenatis ut leo diam luctus ut sem, dictum

Cadastre-se e receba em primeira mão nossos novos conteúdos.

Você também receberá um cupom de 15% de desconto válido para sua primeira compra.

COMPARTILHAR SACOLA