Não perca nossa promoção de camisetas! | Quer comprar pelo whatsapp? Clica aqui ⬅️

Vespa x Lambretta: uma rivalidade histórica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Quando a história é Vespa versus Lambretta, é preciso tomar cuidado – alguns fãs podem ficar irritados se você confundi-las! Apesar de ambas terem se tornado um símbolo do modelo scooter na Itália, e, posteriormente, no resto do mundo, existem algumas diferenças sutis e também uma grande rivalidade por trás delas.

É certo que ambas as motonetas se tornaram um símbolo italiano de superação, e tornaram-se um dos meios de transporte mais utilizados por essas pessoas, futuramente sendo exportadas para outros países. No entanto, continuaram sendo rivais de vendas e para ver qual delas se tornaria a representação máxima da Itália no quesito motos versáteis e práticas.

Está interessado nessa história? É só conferir!

 

Origem da Lambretta

Modelo M, também conhecido como Modelo A, foi a primeira Lambretta produzida pela linha de produção de Innocenti

Sua história tem um início bastante parecido com a da Vespa.

Ambas foram fruto do período pós-Segunda Guerra Mundial, onde diversos países, inclusive a Itália, encontravam-se devastados pela guerra e pela miséria. Muitas empresas perderam tudo que tinham, e não eram capazes de se reerguer, sobretudo no cenário econômico em que estavam.

Foi nesse momento que Ferdinando Innocenti viu sua fábrica de construções e infraestrutura se desfazer, e, vendo a situação em que seu país se encontrava, teve a ideia de contribuir para que o povo italiano voltasse a se reconstruir.

Uma vez que Innocenti já era familiarizado com automação de peças, ele teve a ideia de elaborar um veículo de mecânica simples, que fosse prático de ser guiado, barato e útil.

Para concretizar suas ideias, ele contratou dois engenheiros aeronáuticos, Pier Luigi Torre e Cesare Pallavicino, que, juntos colocaram em prática o modelo da Lambretta. 

Tratava-se de um veículo de fácil pilotagem, pequeno e versátil, que ajudaria as pessoas a se locomoveram pelas cidades devastadas pela guerra, sem precisar gastar muito dinheiro. A aerodinâmica da Lambretta foi projetada de modo que ela não ocupasse muito espaço, mas possuísse capacidade de andar bem no ambiente urbano.

Algumas histórias contam que Innocenti baseou-se no design de sua própria bicicleta para elaborar a Lambretta, que leva esse nome por conta da cidade onde a fábrica estava localizada, Lambrete.

Quer conhecer mais Lambrettas clássicas? Confira o hall dos clássicos no site da fabricante clicando aqui. 

 

Mas por que a rivalidade?

Cartazes da Lambretta e da Vespa, na década de 50 (Reprodução/Getty)

Ambas as motonetas, Vespa e Lambretta, são conhecidas como símbolos italianos de superação, modernidade, design sofisticado e beleza unida à utilidade de um novo modelo de motos, que posteriormente inspirariam as scooters do mundo todo. 

No entanto, as duas marcas coincidiram de surgir no mesmo período. A Vespa, de Piaggio, foi lançada com menos de um ano de diferença da Lambretta de Innocenti.

Além disso, os dois veículos foram projetados visando as mesmas projeções: um veículo simples, prático e barato que ajudasse a Itália a se reerguer, e seus residentes a terem um meio de transporte versátil para utilizar.

Enquanto uma se popularizou na região de Toscana, a outra foi inaugurada próxima a capital, em Milão, e, inicialmente, nenhuma sabia da existência da outra.

Por se tratarem de modelos tão parecidos, a rivalidade parecia inevitável. Além do design coincidente, as diferenças entre as características técnicas, como motor, também eram mínimas. No entanto, a Vespa acabou se estabelecendo como marca mais conhecida, tendo vários de seus modelos consumidos ao redor do mundo todo.

De fato, a Vespa se tornou um símbolo internacional, especialmente depois de Hollywood passar a utilizar seu modelo em filmagens de grande sucesso. Enquanto isso, a Lambretta se consolidou na Europa. A rivalidade se estendeu além de vendas e números. Na Itália, o surgimento de clubes e portais de notícias de ambas as marcas ajudou a acirrar a competitividade saudável entre ambas as scooters.

Após muitos anos, Vespa e Lambretta estão procurando lançar novos modelos para se reinventar. No Brasil, o modelo criado por Piaggio parece um pouco mais famosa; no entanto, a marca de Innocenti não fica muito atrás no quesito utilidade e preferências.

 

Qual a principal diferença entre elas?

Quanto ao design dessas scooters, é realmente difícil apontar diferenças significativas entre elas. A Lambretta foi projetada sendo um pouco mais rústica e larga que a Vespa. Se reparar, o lugar onde o motor é instalado, na Vespa, possui uma espécie de capô arredondado, com uma saliência para o banco.

Enquanto isso, a Lambretta é mais arredondada, e ligeiramente menor em comparação aos pés. Inclusive, esse é um dos motivos que fez com que as primeiras versões de ambas as motonetas tivessem diferenças de potência e marcha – a Vespa atingia quatro marcas, enquanto a Lambretta, apenas três.

Quanto ao fator de pilotagem, nenhuma fica para trás. Algumas poucas diferenças podem ser apontadas, como o lugar onde a marcha fica, na direta para a Lambretta, e na esquerda para a Vespa. Com o tempo, distinções quanto a motor e potência foram equiparados conforme o mercado automobilístico se modernizava.

Hoje, a diferença entre a Vespa e a Lambretta se resumem apenas a uma nostálgica rivalidade entre seus fãs. Ambas se tornaram símbolos vitalícios das motos italianas e derem surgimento as scooters, imitadas em todas as partes do mundo.

E, assim como a Escolta, seja Vespa ou Lambretta, sempre vai existir o modelo ideal para combinar com você.

autora_mayara

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista. Desde 2018 escreve conteúdo para web e tradução livre. E está na Revista Escolta desde nossa concepção.

Mayara Marques

Veja mais artigos

QUER 15% DE DESCONTO?

Faça parte de nossa lista e ganhe um cupom de 15% para sua primeira compra, 
e claro, receba novidades e ofertas. 

Pesquisar escolta.com.br

Login

Criar uma conta

Seus dados pessoais serão usados para aprimorar a sua experiência em todo este site, para gerenciar o acesso a sua conta e para outros propósitos, como descritos em nossa política de privacidade

Recuperação de Senha

Esqueceu da sua senha? Digite seu email cadastrado e você receberá um email com instruções para criar uma nova senha.

SACOLA (0)

id et, elit. sit Aliquam Praesent
Pesquisa sobre o site

Leva 1 minuto apenas

Nossa pesquisa foi desenhada para não tomar muito do seu tempo e nos ajudar a melhorar nosso site para você!

Como agradecimento, você receberá um cupom de desconto.

Cadastre-se e receba em primeira mão nossos novos conteúdos.

Você também receberá um cupom de 15% de desconto válido para sua primeira compra.

COMPARTILHAR SACOLA